- Área: 5803 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nico Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Arauco, Duomo
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Edifício Echeñique 46 da imobiliária Surmonte é um edifício residencial situado em um bairro residencial de Santiago, Chile. A partir da demanda por parte da empreendedora de querer vender o máximo possível das lajes construídas, pensamos que a única oportunidade para proporcionar o encontro das pessoas seria utilizar as áreas de circulação para essa finalidade.
É por isso que optou-se por organizar o projeto ao redor de um pátio central e colocar todo o valor espacial do edifício nesse lugar. O pátio, que chega até o subsolo, permite a plantação de árvores, ventilação dos estacionamentos e cria uma certa surpresa ao ser acessado a partir da rua, por que, sem perceber, pareceria que se estaria entrando no segundo pavimento. Isso faz com que os apartamentos do primeiro pavimento tenham a mesma qualidade que os dos pavimentos superiores.
Como uma forma de acentuar os possíveis encontros, propôs-se que entre a fachada dos apartamentos e as circulações, houvesse um espaço intermediário com celosías para que, quando as pessoas transitassem, pudessem ter certa relação com as silhuetas daqueles que estejam nos ambientes privados, e vice-versa. A criação desse espaço permitiu que os apartamentos não se fechassem com paredes opacas e uma porta, mas com janelas transparentes que permitem a entrada de luz e ventilação natural. Acreditamos que isso ajuda a produzir mais e melhores encontros, potencializando a ideia de comunidade em detrimento de uma unidade individual.