- Área: 250 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Geeth Gopinath
-
Fabricantes: AutoDesk, Euro World, Kingsmen, South India Agencies, Spacewood, Trimble, Urban Texture
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para manter o ritmo da rápida urbanização da cidade em que a residência está localizada, o cliente aspirava a atualizar a sua casa para um estilo de vida moderno e luxuoso, enquanto ainda vivia como uma tradicional família conjunta. Dentro da área relativamente compacta, o projeto deveria acomodar as necessidades de uma família grande, proporcionando uma sensação de espaço, mantendo o equilíbrio certo entre conexão e privacidade. Para um terreno estreito, medindo apenas 8,5 metros de largura e 13,70 de comprimento, com uma parede comum na parte posterior e recuos estreitos de 50 centímetros na largura do terreno, a casa podia depender apenas da face norte e da luz superior para sua iluminação e ventilação natural.
Evitando todo o ornamento, a forma de construção foi feita como um exercício de contenção, com proporções fortes definindo a intenção do projeto. Os planos dobráveis do volume da escada, com um acabamento de concreto aparente, são contrapostos com a massa retilínea branca que abriga os espaços habitacionais. Vidro, acabamento de concreto aparente e gesso branco formam a paleta de materiais mínima para a forma externa. O volume retangular foi usado para determinar a escala e a proporção dos elementos de construção.
De frente para o norte, a fachada frontal possui janelas altas com dois pavimentos, permitindo que a luz natural suntuosa penetre profundamente no layout aberto da casa. Grades verticais de aço revestidas com Fundermax servem como adorno para a fachada, funcionando como um dispositivo de segurança e também como um dispositivo de sombreamento. Tais estratégias tornam a casa auto-suficiente em luz natural, independentemente da sombra de futuros empreendimentos em torno dela. As claraboias também têm uma provisão embutida para o ar quente sair através de chapas de metal perfuradas.
Com o trabalho conjunto entre arquiteto e designer de interiores foi feito um esforço considerável para optimizar a modesta área de 250 metros quadrados para que funcione para uma grande e tradicional família. Dentro do layout, vários dispositivos foram organizados para expandir os ambientes - uma planta totalmente aberta, pés-direitos duplos, grandes janelas voltadas para o norte, tetos suspensos, telas de metal, prateleiras finas metálicas e vistas internas longas e ininterruptas na diagonal.
Todo artefato interior foi concebido para abrigar duas linhas de trabalho, definindo áreas distintas dentro do layout, enquanto também serve como um marco decorativo arrojado; estantes de metal elegantes emoldurando a televisão permitem a exibição de objetos de arte enquanto isolam a escada; a mesa de jantar dentro da cozinha também se torna um balcão de preparação prolongado; os forros ocultam lajes, vigas e dispositivos de iluminação, enquanto são modelados para refletir as funções abaixo, atuando como um dispositivo de orientação dentro da planta aberta.