- Área: 168 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Anand Jaju, Jino and Midhu
-
Fabricantes: Ferrocement Shell Roof, Ferrocement walls and slabs, Oxide, Scrap for window grills, Shuttered debri wall, Terracotta tile jali, Waste wood
Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente há uma tendência predominante em adicionar a palavra sustentabilidade à maioria das coisas. No entanto, parece haver muito pouco sendo realmente feito para representar esse conceito.
Nós, como comunidade, nos dedicamos ao slogan "Lama e Lixo" utilizado-os como componentes principais para criar estruturas ousadas e utilitárias. Como uma empresa que pratica exclusivamente arquitetura sustentável por uma década, sabemos das aspirações de um cliente “moderno”, onde sua casa é um símbolo de seu status e destaque na sociedade, em vez de ser uma declaração para o futuro.
Quando nos encontramos pela primeira vez com o cliente, ele mencionou a sua desaprovação em relação ao sistema tradicional do estilo de Kerala. As casas tradicionais em Kerala são tipicamente estruturas de telhado inclinado com saliências marcantes. Embora o telhado impedisse a chuva e o resfriamento, ele foi dissuadido pela atmosfera de escuridão predominante no ambiente interno da casa. O segundo posicionamento foi que muitos dos sistemas arquitetônicos que estavam em vigor promoveram a desigualdade de gênero nos tempos antigos, já que as mulheres eram restritas ao pátio. Assim, durante os primeiros dias do projeto, o cliente fez questão de afirmar que a casa deveria ser um símbolo de uma nova luz ou uma nova perspectiva para nossos sistemas e crenças antigos.
"Chirath", que denota uma tradicional lâmpada em Malayalam, é o nome dado pelo Sr. Ramanujan Basha para sua casa em Pala, Kerala. O cliente, portanto, pediu uma solução que afastasse o mal e utilizasse o bem.
Decidimos quebrar o telhado, abrimos e deixamos a luz entrar, tudo isso usando resíduos e terra para construir a casa. Esse é o conceito de Chirath.
O que é desperdício? Os resíduos podem ser classificados como tudo o que foi produzido, usado e depois descartado da sua função original. Enquanto o processo de trabalho e construção resulta na produção de muitos resíduos, lutamos por não sermos dissuadidos por esse mal e, em vez disso, construímos com ele.