- Área: 3394 m²
- Ano: 2011
-
Fotografias:Mathieu Choiselat, Vincent Monthiers
-
Fabricantes: -, RAICO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Através de sua arquitetura e da maneira como interage com o terreno, a sede do Office 64 é um monumento imponente quando você entra na cidade. É ao mesmo tempo discreto e significativo, reinterpretando os códigos da arquitetura pública. O edifício flui em tangente com a estrada e desenvolve volumes distintamente prismáticos que enfatizam o contorno da estrada.
Os carros que passam são espelhados pelas linhas sequenciadas da arquitetura. Uma primeira faixa verde, parecendo crescer diretamente do chão, abriga as oficinas e a entrada do prédio, que, recuada, surge como uma fachada concebida para atrair as pessoas e, também, como um filtro. Esta fachada-estufa absorve e direciona a luz, limitando assim as trocas de temperatura entre o interior e o exterior do edifício.
Um sistema de ventilação de fluxo duplo suporta essa difusão / evacuação de calor de acordo com a estação, enquanto a estrutura de concreto, isolada externamente, oferece excelente inércia térmica. Com grades que são ajustadas de acordo com a orientação do prédio, cada elevação cria uma sensação de profundidade, massa e cor, ecoando o local arborizado. Este trabalho sobre ritmo e transparência é confirmado nos espaços de escritórios abrigados sob uma estrutura de madeira, aquecendo a atmosfera e estimulando a percepção de volumes tratados com sobriedade.