- Área: 400 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Jag Studio
-
Fabricantes: Andrés Vasco, Cadd y Construcciones
Antecedentes
San Antonio é um bairro residencial na cidade de Ambato, onde as casas unifamiliares estão se tornando prédios. Como um bairro central possui todos os serviços, é um dos principais da cidade obtendo grande reconhecimento por suas festas e pelo estilo de casas.
Os proprietários que ali viviam estavam se mudando e o antigo bairro estava se tornando um bairro murado, carente de espaços comunitários e públicos.
A edificação possui uma geometria complexa, uma forma praticamente triangular com quase 20 metros de frente e 3 metros de profundidade. Além disso, uma casa existente construída na parte posterior do terreno deveria ser conservada.
Ideia
Fragmentando muros
Proporcionar à cidade um elemento que se abre para a rua, que oferece seu espaço ao bairro e permite que ele faça parte do mesmo.
Ver e ser visto faz parte de uma resposta à falta de comunicação e insegurança que têm sido vivenciadas nos últimos anos, onde as ruas delimitam o percurso com muros altos, totalmente impermeáveis a uma realidade diária e cotidiana.
A otimização de recursos foi utilizada como estratégia construtiva e financeira para alcançar um projeto comercial de sucesso e dentro das margens econômicas do mercado.
Como
O prédio expõe suas áreas sociais e de acesso ao bairro, possui uma tela permeável e adaptável que peneira a luz e proporciona segurança ao elemento sem perder a conexão direta com a rua. Seu fechamento é cortado e aberto, oferecendo ao bairro uma área verde e um espaço público limitado. A transparência e a permeabilidade da fachada geram uma espécie de vazio na rua murada.
Espacialidade
Três apartamentos distribuídos em três pavimentos, os ângulos complexos do terreno ditaram o padrão para gerar pátios de luz e organizar espacialmente cada andar. Os pátios também centralizam todas as instalações e permitem a ventilação cruzada nos espaços.
Entre as análises considera-se como um ponto fundamental a cozinha (ponto de calor) este é um elemento articulador dos apartamentos, conectando as duas áreas, descanso e social. Além disso, cada apartamento possui um ambiente principal e um espaço secundário flexível, que possui uma série de painéis giratórios que transformam essa sala multifuncional em dois ambientes independentes de acordo com as necessidades dos usuários.
Construção
Em relação ao método construtivo, uma estrutura de concreto armado é proposta, suportando três lajes. Todos os elementos são modulados em formatos padrão de placas e peças de fôrmas para minimizar o desperdício de material e reduzir os tempos e custos. Essas estruturas compõem a maioria das divisões internas, enquanto o restante das divisórias são construídas com alvenaria, o que reduz o tempo, os custos e o volume do material nas paredes e no reforço de gesso.
O projeto também inclui uma grande parede com pedra reutilizada da edificação anterior com mais de 250 peças que foram reabilitadas em obra. Estas e outras estratégias foram concebidas para alcançar um projeto prático e eficiente que reduz o impacto ambiental. Além disso, madeira e metal são outros dois materiais que complementam a estrutura em fechamentos, pisos, fachadas, circulação vertical, detalhes, entre outros.
Essa nova edificação, em um bairro tradicional da cidade de Ambato, surge com o objetivo de otimizar todos os recursos como estratégia construtiva e financeira para viabilizar um projeto comercial dentro das margens econômicas do mercado, beneficiando o usuário e a cidade.