- Ano: 2019
-
Fotografias:Tom Ferguson Photography, Oscar Rialubin
Descrição enviada pela equipe de projeto. O design dos interiores de Koichi Takada Architects no Museu Nacional do Catar é uma narrativa da história do país. Os projetos são uma personificação da história do país, o início do comércio, estilo de vida nômade e belo ambiente natural. Através de muitas conversas com o povo local, os projetos evoluíram para traduzir a história em design visual e experiência memorável.
A Dahl Al Misfir (Caverna da Luz), localizada no coração do Catar, é um belo santuário subterrâneo formado em grande parte por cristais fibrosos que emitem um leve brilho fosforescente semelhante à lua. O gesso pode aparecer em formações de aglomerados, como a famosa "rosa do deserto", mas também pode cristalizar em outras formas fluorescentes e translúcidas, interagindo com a luz e transformando o espaço, evoluindo ao longo do dia.
As paredes de madeira das lojas do museu foram inspiradas por Dahl Al Misfir. Sua arquitetura orgânica ecoa a visão de Koichi Takada de trazer a natureza de volta à arquitetura, estabelecendo relações que conectam pessoas e elementos naturais através do design. Usando um software de modelagem 3D de ponta, conseguimos um design de curvas e superfícies que as palavras não descrevem.
Imagina montar 40 mil peças de madeira de um quebra-cabeça tridimensional? Cada peça de madeira, cortada em CNC na Itália, é totalmente única, de modo que só pode ser encaixada com sua peça complementar exata. Elas foram montadas à mão em Doha pelo mestre carpinteiro italiano, Claudio Devoto e sua equipe de artesãos. A intensidade do design e do artesanato é uma homenagem à arquitetura inspirada na rosa do deserto de Jean Nouvel e celebra a herança natural da paisagem desértica do Catar.