- Área: 96 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcos Guiponi
Descrição enviada pela equipe de projeto. REPII representa a segunda parte de um projeto realizado pelo escritório há anos atrás. Nesta oportunidade, a encomenda do projeto consistiu em ampliar a capacidade de receber familiares ou visitas na casas. A palavra ampliação muitas vezes assume um significado de expansão sobre o construído, ampliar um espaço "esticando" os limites existentes para conceber novos espaços. Para nós, estes novos espaços deveriam ser concebidos como espaços desconectados da casa principal, permitindo que os convidados desfrutem de momentos íntimos e aproveitem ao máximo o contato com a natureza.
A construção de projetos em locais remotos ou de difícil acesso, faz atentar em muitas ocasiões contra o estado natural do lote, o envio de materiais, o controle sobre a obra, entre outras coisas. A construção modular pré-fabricada ajuda a mitigar estes fatores, já que a casa se constrói em um entorno fechado, alheio a fatores climáticos, próxima a todo tipo de fornecimento material e, em geral, próximo ao escritório de arquitetura ou ao cliente para logo ser enviada (por caminhão) a seu destino final, o terreno, em repouso semi-permanente. A intervenção no terreno foi mínima e seu estado natural foi alterado minimamente mantendo sua essência natural. Uma paisagem grata.
Cada módulo se desenvolve em 48 metros quadrados. Essa área foi idealizada para abrigar uma única pessoa, ou um casal, ou casais, famílias, amigos, ou seja, sendo flexível a qualquer habitante. O interior se subdivide em três espaços definidos, ainda que sem portas que os separem, permitindo romper com um conceito tradicional de delimitar os interiores e assim enfatizar a conexão entre as pessoas. Os espaços são definidos pelos dormitórios, um estar ou espaço intermediário, uma kitchenette e um banheiro completo.
As medidas internas foram definidas pela largura das tábuas cujas linhas coincidem em todos os planos verticais e horizontais da casa. Isso permitiu obter um aproveitamento máximo das tábuas, quase sem recortes ou ajustes, e uma visão homogênea do espaço.
Em relação à vista para a paisagem, janelas fixas permitem uma máxima visão com mínima restrição. A perspectiva, com a casa elevada em relação ao terreno, faz com que quando alguém percorre o interior, pareça estar flutuando sobre o solo, sem pisar nele, sem se molhar, e alheio ao frio e ao calor. Uma sensação extrema de abrigo. Refúgio + paisagem = refugiar-se na paisagem.
A fachada norte, exposta ao sol do hemisfério sul, conta com uma série de persianas, quase invisíveis quando fechadas, que permitem controlar a entrada de luz solar no verão e aproveitar ao máximo a insolação no inverno, além de permitir o fechamento do setor mais exposto da casa.