- Área: 10064 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:DBOX, Iwan Baan, Robin Hill
-
Fabricantes: Capform, Continental Glass, Creative Terrazzo, NR Windows, USA Plastering
Descrição enviada pela equipe de projeto. Jade Signature é uma torre à beira mar. Assim como os mais famosos projetos arquitetônicos da cidade de Miami, este é um edifício enraizado na paisagem litorânea e intimamente conectada com a cidade. Interior e exterior estão perfeitamente equilibrados. A rua flui do espaço urbano para o lobby, convidando os visitantes a entrar e admirar a piscina do lado de fora, que por sua vez encontra-se praticamente na beira da praia. O projeto da Jade Signature criado por Herzog & de Meuron é único por sua vez, contrastando com as típicas paredes de estacionamento que criam barreiras entre a cidade e a praia. A relação aqui é aberta e direta: natureza e espaço urbano convivem em perfeita harmonia, eles se misturam e se complementam diluindo suas barreiras e reconectando a cidade e o mar.
Formalmente, a arquitetura é bastante simples. Seu volume encontra-se levemente angulado em relação à orla da praia, ele foi orientado para maximizar a iluminação natural dos apartamentos ao mesmo tempo que projeta uma sombra menor na areia da praia. A planta resultante é um paralelogramo que se esquiva inteligentemente do sol em seu melhor momento, permitindo que ele ilumine a praia e o edifício simultaneamente pela maior parte do dia. A torre brota de um belo jardim onde a piscina quase toca na areia da praia. No térreo encontram-se o lobby e o saguão, um restaurante e um spa. Implantados em um volume independente e sinuoso, o programa serpenteia para dentro e para fora da projeção da torre até culminar na rampa da garagem que também da forma a um pavilhão à beira da piscina. Estas formas sinuosas vão como que diluindo as formas ortogonais do edifício e fundindo a arquitetura com a paisagem litorânea de Miami.
No projeto da Jade Signature, pequenos detalhes marcam a potência de sua arquitetura. Exteriormente, a fachada do edifício revela diretamente a organização interna das unidades. As lajes em balanço marcam claramente os níveis dos pavimentos da torre enquanto que as janelas são recuadas para reduzir o impacto do volume na paisagem. As paredes voltadas à leste e a oeste definem os espaços residenciais, que se abrem completamente em direção norte e sul. Estas paredes foram cirurgicamente implantadas para apenas dividir os apartamentos ou separar as áreas intimas das unidades. Detalhes curvos na geometria da estrutura do torre cumprem uma função puramente objetiva, protejer a fachada do sol enquanto proporcionam a maior abertura possível. A sua estrutura simples serve para conectar ou separar o programa dos apartamentos. No conjunto da obra, paredes e lajes trabalham em conjunto para sustentar e dar expressividade uma torre aparentemente muito simples, criando movimento e profundidade na fachada.
O clima e o estilo de vida de Miami exigiam uma abordagem que maximizasse a relação entre o interior dos apartamentos e a exuberante paisagem natural exterior. As varandas perimetrais da torre ampliam a área habitável das unidades - incrementando o espaço das unidades em até trinta por cento. Suas amplas áreas de fachada permitem uma melhor ventilação natural nos meses mais quentes enquanto permitem o edifício respirar quando as condições de umidade na são as melhores. Os balanços das lajes protegem as fachadas da incidência direta dos raios do sol. Através de detalhes simples e uma perfeita compreensão do ambiente onde está inserido, o projeto define uma tipologia específica para Miami.