- Área: 21 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: AutoDesk, Latina Haus, Luz e Luz, Promob, Uniflex
Descrição enviada pela equipe de projeto. Bibliotecas são ambientes que fazem parte do imaginário coletivo mas, com o tempo e a tecnologia, elas caíram em desuso sendo mais comuns em uso acadêmico. Porém os amantes das versões impressas dos livros, mantiveram a biblioteca particular viva e nesse processo, a transformaram em uma poderosa ferramenta para integrar espaços e potencializar o home office.
Neste projeto, a proposta foi aproveitar todo o pé direito para o armazenamento de livros. A escada deslizante foi a alternativa empregada para facilitar e viabilizar o acesso das prateleiras mais altas. As telas em canvas ocultas por um sistema de trilhos, o fundo estofado e revestido de camurça, dão um toque pessoal no móvel funcional.
Estabelecendo uma relação entre o mobiliário e o piso de madeira natural, fez-se o uso da lâmina em madeira freijó nas portas dos armários superiores, e laca acetinada cinza na parte inferior do móvel. O objetivo deste projeto era a concepção de um mobiliário de linguagem leve e de linhas delicadas, por isso adotamos o uso de prateleiras em chapas metálicas, mescladas com prateleiras em madeira (necessárias para a estrutura do móvel) e pés metálicos de bitolas delgadas na mesa de estudos.
Neste espaço mostramos que a ambientação pode também fazer parte de uma biblioteca, e ser trabalhada em harmonia com os livros. Neste caso, ela conta um pouco a história do cliente através de peças herdadas de família e/ou trazidas de viagens mas sob uma nova releitura, seja na forma de compor o objeto com o livro, seja no acréscimo de elementos atuais, como no caso das caixas de acrílico que encapsulam os objetos.