- Área: 320 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Eduardo Calvo Santisbón
-
Fabricantes: Cosentino, Adocretos Cholul, Adocretos Edron, Cemex, Chukum, Coconats, Helvex, Hoüt, Kimicolor, Millet, Tecnolite, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. A estratégia de projeto desta residência está baseada no compromisso com a honestidade construtiva, o respeito pelo contexto natural em uma área urbana e a busca por um modo de vida onde a austeridade material forneça qualidade espacial. O volume principal da casa está localizado no limite sul do terreno, respeitando as 3 árvores frutíferas preexistentes no lado norte, aproveitando a melhor ventilação e luz natural. O programa, que inclui duas salas, área social, um estúdio familiar e serviços, está concentrado em um bloco monolítico para reduzir seu impacto.
Como estratégia principal, o volume inclina sua cobertura 21 graus para o norte, onde os dormitórios estão localizados, e reduz sua altura para o sul, onde os serviços estão localizados. A subtração e rotação de um segmento central gera um recuo no pavimento superior que permite a ventilação cruzada nos dormitórios, bem como a acomodação dos equipamentos na cobertura e a localização das áreas de serviço e dos dutos das instalações da casa. Em corte, a composição permite a circulação do vento norte-sul e resfria a cozinha através da saída de ar quente no espaço de maior pé-direito.
A solução construtiva contempla a honestidade material em todos os elementos. As paredes de concreto aparente, pisos com madeira reciclada e de terceira qualidade, nos permitem um acabamento imperfeito consistente no telhado, mas contrastante com a continuidade volumétrica no pavimento superior.
Dado que um grande ônus econômico está nas alturas dos telhados e no modelo de piso escolhido, optou-se por eliminar completamente os acabamentos em ambos, usando pisos de concreto polido aparente. Para expressar o desempenho construtivo e estrutural, mezanino e telhado usam um sistema de vigas de concreto aparentes em combinação com peças abobadadas projetadas e fabricadas com um molde de ferro no local. O desenho desta peça permitiu ter a mesma quantidade de concreto na camada de compressão que uma laje tradicional, reduzindo o peso da mesma por ter uma massa menor.