- Área: 1209 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Matthieu Gafsou
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo salão comunitário de Le Vaud é uma infraestrutura pública polivalente projetada para servir e reunir toda a comunidade do município. Organizando atividades esportivas, shows e eventos comunitários, complementa as instalações escolares existentes, ao mesmo tempo em que abre novas possibilidades para a população local e suas comunidades vizinhas. A entrada do projeto está situada de forma muito apropriada na estrada que liga a igreja da vila e a entrada da escola.
Um pátio de concreto exposto marca a entrada do local, um elo de ligação cercado pelo campo esportivo, o cemitério da igreja e o pátio da escola existente. Com essa linha de base como âncora, a estrutura transparente do edifício segue a inclinação descendente do terreno. Ao norte, os cumes das montanhas de Jura podem ser vistos; ao sul, o local oferece vistas idílicas do Mont Blanc e da paisagem alpina. As duas fachadas em empena são as principais paredes de sustentação, suportando vigas gigantes de madeira. Isso deixa o espaço interno inteiramente desobstruído: livre para expandir e contrair.
Este edifício tem uma história muito própria. Em 4 de julho de 2016, um mês antes de sua abertura, foi totalmente destruído pelo fogo. Após um intervalo de recuperação e luto, o processo de reconstrução proporcionou uma oportunidade para revisitar e refinar cada detalhe da construção. Este desastre arquitetônico e o renascimento que veio depois dele, são o assunto de um próximo livro e um projeto fotográfico.