-
Designers: Studio Workshop
- Área: 912 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Andy Macpherson
-
Fabricantes: ABI Interiors, Bosch, Euro Wood, Fisher & Paykel, Paco Jaanson
Descrição enviada pela equipe de projeto. 8 Albatross é um par de casas na praia com três pavimentos e fachada voltada para o leste em direção ao Oceano Pacífico. Situadas ao longo de uma via estreita e movimentada as casas recebem um conjunto de proteções verticais que atendem a várias funções, incluindo sombreamento, privacidade, direcionamento de vistas e composição formal.
Este projeto tem uma relação intrínseca com o contexto tendo sua fachada como resultado dessa dinâmica. O envolvimento com a estrada costeira e, por extensão, com a praia, é extremamente importante. A Albatross Avenue é caracterizada por conjuntos de apartamentos dúplex, todos eles dedicados a se destacarem na paisagem. A fachada do 8 Albatross, enquanto articula com a descrição, contraria a cacofonia de estilos de construção ao longo da rua, tentando criar uma sensação de contenção e oferecer a aparência de uma forma de construção singular e coerente.
Além disso, o clima subtropical do sudeste de Queensland oferece uma relação altamente permeável ao exterior, e o projeto atende a isso fornecendo um alto grau de conexão através da fachada, espaços privativos ao ar livre e jardim no terraço. O Oceano Pacífico é o principal atrator cognitivo do local e, portanto, o projeto enfatiza essas visões. Em um lote de construção muito apertado, o projeto tenta maximizar e equilibrar a área de estar em relação à orientação e experiência do usuário.
O projeto é espacialmente generoso, garantindo um equilíbrio entre a conexão com seu entorno e a privacidade em relação aos vizinhos. A relação interna dos programas situa os espaços de manutenção e a circulação vertical no centro para permitir que espaços comuns e compartilhados se espalhem para o exterior. Os ocupantes desfrutam de uma combinação de perspectiva e refúgio em relação ao oceano e à rua, respectivamente. Há uma exuberância disciplinada proporcionada aos usuários através do passeio desde o acesso até a entrada. Essa relação é acentuada através das vistas e do terraço.
O projeto tenta contribuir para o domínio público da Albatross Avenue, oferecendo uma forma de construção singular e coerente para um contexto de rua que variou muito em caráter. A fachada velada fornece uma máscara contida através da qual a leitura do edifício ativa um tipo de engajamento estético não encontrado em outro lugar no entorno. O gabarito segue uma escala confortável e consistente com os edifícios vizinhos, de modo que articulações sutis quebram a escala para fornecer um diálogo humanístico com os ocupantes e transeuntes.