-
Arquitetos: Pavol Mikolajcak Architekten
- Área: 240 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Oskar da Riz
-
Fabricantes: AutoDesk, ERLACHER GmbH, Flos, Hannes Huber, Ligne Roset, Prandina, Rolf Benz, Sapa Building System International NV
Descrição enviada pela equipe de projeto. O jovem proprietário que comprou o Felderhoffarmstead estava, desde o início, consciente de sua natureza única. O conjunto, composto por duas estruturas uniformes, foi construído ligeiramente deslocado, porém de acordo com o perfil da encosta. Preservado em excelente estado, é um excelente exemplo típico de de edificações de fazendas (casa e galpão) das encostas do vale de Eisack. A casa residencial - com seu telhado de telhas de madeira e o galpão, com seu impressionante telhado de palha - são representações autênticas da vida em tempos antigos.
Antes de começar reconstruir, o proprietário decidiu se mudar para a casa, tendo tempo, assim, para se aclimatar. Esse período durou dois anos, e serviu para que ele decidisse que a casa deveria ser conservada em sua forma original. O proprietário também decidiu que o galpão deveria manter seu papel original de abrigar animais. No entanto, alguns aspectos da vida moderna deveriam ser incorporados e um equilíbrio entre a vida contemporânea e a autenticidade histórica deveria ser buscado. Assim, o conjunto casa/galpão não sofreu intervenção e uma unidade funcional foi construída a partir da antiga área de estar e sua extensão.
A topografia do terreno oferecia uma oportunidade para novas áreas de estar parcialmente subterrâneas. O novo edifício "em forma de tijolo" foi projetado para se juntar diretamente ao piso da casa existente, abaixo da porção oeste, ligando assim o antigo e o novo. A estrutura resultante se extende em formato de 'tijolo' retangular de leste a oeste e na face do declive é quase completamente escondido dentro da montanha. Apenas duas claraboias na cobertura trazem luz apontam para o volume subterrâneo da edificação. Ao sul, no entanto, o edifício oferece um poderoso gesto: uma estrutura de concreto se abre no chão e a longa fachada de vidro orienta a área residencial em direção ao vale.
Graças à espaçosa e lúdica fachada facetada, os novos espaços de estar e dormir desfrutam de uma vista espetacular do vale de Eisack e dos altos picos das Dolomitas. Espaços abertos, alturas generosas e claraboias apresentam um contraste com o tecido delicado e fechado do edifício histórico. As claraboias também permitem que as salas sejam inundadas pelo sol, e a geometria da edificação cria ambientes abertos e emocionantes. Um bônus extra são as excelentes vistas para os grandes Lariços atrás do celeiro.
A escadaria - que conecta o antigo prédio ao novo, e o piso da garagem à residência - representa a interseção entre história e modernidade. Todos os materiais utilizados expressam esta ideia e se encaixam na paisagem do entorno. Pedra natural, concreto aparente, aço e madeira são as escolhas altamente especializadas feitas para o projeto. Enquanto o teto geométrico de concreto aparente imita o contorno da colina, há um uso extensivo de móveis de madeira e superfícies clássicas. A extensão do Felderhof demonstra como um edifício histórico pode ser ampliado com um componente residencial moderno e de alta qualidade, sem intervir no caráter original da estrutura protegida. Através desta técnica, a nova extensão e o antigo edifício se relacionam de forma interessante e complementar.