-
Arquitetos: Rob Dubois
- Ano: 2016
-
Fotografías:Jordi Miralles
-
Fabricantes: BYD Fotovoltaica, BenQ, Duravit, Franke, Ikea, JUNG, Ledbcn, Onok Lighting, Reynaers Aluminium, Rovira, SMA, Saitra, Siemens, Simon, Teka, Thermia, VALVO, VIDRESIF, VerPan, Vidrebany
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Bielman - Rios é uma casa unifamiliar independente, localizada em Santa María de Palautordera, perto de Barcelona e situada em um terreno inclinado de 700 m². Apresenta um porão de 102 m², um piso térreo de 94 m² e um primeiro andar de 84 m². A casa também inclui uma piscina, posicionada na porção sul do edifício. No briefing, o cliente insistiu, por um lado, em ter um piso térreo diáfano completamente livre, com vistas sem obstruções dos arredores e, por outro lado, instalações autossuficientes de aquecimento, resfriamento e fornecimento de energia para satisfazer as normas necessárias no combate dos efeitos das mudanças climáticas.
A casa foi concebida como um volume retangular claro posicionado paralelamente às ruas que limitam a propriedade, para poder oferecer vistas para o Montseny e aproveitar ao máximo o jardim atrás da casa. É uma casa com a máxima superfície possível de vidro na fachada, que permite aproveitar a situação privilegiada do terreno com as suas vistas amplas para o Montseny, e com uma distribuição totalmente diáfana.
A parte oriental da casa (a sala de estar, entre outros cômodos) foi concebida como um espaço de pé-direito duplo que dá para o jardim através do monumental pano de vidro com perfis de alumínio preto. O pavimento superior contém os cômodos que exigem mais privacidade. Uma laje de concreto parece dobrar-se por todo o volume do edifício, que inclui balanços generosos que impedem o sol de chegar nos espaços interno durante o verão e,portanto, é protegido contra o superaquecimento nessa estação.
Uma instalação baseada em energia geotérmica e bomba de calor foi integrada aos andares e aquece a casa no inverno e a resfria passivamente no verão. Além disso, os painéis solares ocultos na cobertura tornam a casa praticamente independente da rede elétrica. A água da chuva do telhado é capturada em um tanque de 20 m³ que foi escavado no jardim e é usada para regar a vegetação.