- Área: 442 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Haruo Mikami
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa dos Eixos está em uma região de Brasília onde o tecido urbano é unicamente estruturado por uma sequência de condomínios horizontais de médio porte, fechados e sem conexão direta entre si. Neste contexto, o objetivo inicial foi maximizar a conexão entre a rua e a casa afim de aumentar o contato visual entre os vizinhos mais próximos e estimular a interação entre eles.
As grandes construções existentes nos lotes laterais direcionaram a acomodação da casa em um só volume localizado próximo ao limite noroeste do terreno, à direita do lote. Desta forma foi possível liberar a porção sudeste do terreno para a implantação da área de lazer, jardim e piscina. Trata-se da área exposta ao sol da manhã, para onde se abrem quartos, sala e varanda. Na frente da casa os desníveis entre as rampas de acesso dão lugar a jardins e um banco de uso público. Recuamos o gradil para atenuar o limite entre espaço público e privado, aumentar o jardim externo para uso comum dos condôminos e maximizar o vínculo da casa com a rua.
O programa de necessidades foi organizado de tal modo que os diferentes vãos agrupassem ambientes com medidas similares a eles. Deixamos que os eixos estruturais ficassem aparentes através da exposição dos pilares periféricos. Nos interessava a ideia de que o sistema estrutural pudesse refletir externamente as medidas das funções internas tais como banheiros, quartos, salas, escada e cozinha. A marcação estrutural, que também está presente em vigas e pilares aparentes nos interiores, extrapola o limite da edificação e marca o piso externo com os eixos de locação de piscina, jardins e calçadas.