- Área: 890 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:André Nazareth
-
Fabricantes: Aqualar water solutions, MBP Consultorias de Esquadria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Eternizado na música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Ipanema é um dos lugares mais icônicos do Rio de Janeiro, e retrata a alma e o estilo de vida do carioca. Assim, o conceito para o Redentor Ipanema surge a partir da ambiência praiana característica do bairro.
O edifício homenageia Ipanema, que tem um forte fluxo de pedestres e está na menor distância entre a lagoa e o mar. Em resposta a isso, a impressão do mapa a laser das ruas do bairro na fachada da portaria provoca os moradores a explorarem Ipanema a pé. Além disso, a utilização do lime Stone na fachada remete a areia da praia, e os acobreados nos acabamentos e materiais metálicos ao pôr do sol mais fotografado do Brasil.
O empreendimento residencial conta com 4 unidades de 3 quartos, sendo uma por andar, com aproximadamente 165 m² e uma varanda generosa. A sala ocupa toda a extensão frontal do terreno, conectando-se diretamente com a ampla varanda. Portas com recolhimento total garantem a integração e conexão entre o interior e o exterior. A cozinha conecta-se a sala com possibilidades múltiplas de abertura. Já os quartos são voltados para os fundos, um lugar mais tranquilo e preservado dos ruídos da rua.
A articulação das áreas intima e social se dá através de um grande prisma que permite a ventilação cruzada e, por possuir janelas de piso a teto, consegue promover a entrada de luz natural em todo o edifício. As unidades possuem algumas singularidades entre elas, o primeiro andar possui dois jardins privativos na projeção do prisma e a última unidade possui um terraço privativo que lhe confere uma grande área de lazer como coroamento deste edifício.