- Área: 5500 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Thijs Wolzak
-
Fabricantes: FSB Franz Schneider Brakel, Forbo Flooring Systems, Mosa, Oranit, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Na periferia de uma área residencial indescritível em Groningen, Gianni Cito projetou um grande edifício para duas escolas, duas creches e um playground. Desde o início, os usuários finais desempenharam um papel importante neste projeto, participando de diálogos regulares com o arquiteto durante as oficinas. Um dos resultados significativos foi a proposta de compartilhar instalações de atendimento fora da escola, salas de jogos, academia, cozinha, sala de professores, laboratório de ciências e playground.
Isso resultou em um edifício grande e linear, construído inteiramente de madeira sustentável ecologicamente correta, que se dobra em torno do playground como um clipe de papel. A nova escola comunitária é térrea e todo o edifício está um pouco acima do solo. Um patamar serve não apenas como a transição entre o prédio e o playground, mas também como um espaço ao ar livre para várias salas de aula. Um beiral profundo protege as crianças da chuva e do sol.
No lado externo do edifício há um longo corredor que ocasionalmente se alarga em áreas de reunião ou de lazer e conecta o prédio introvertido com a paisagem circundante. Cada escola tem sua própria entrada e todas as salas de aula também podem ser acessadas pelo playground. Medidas simples, como grandes portas deslizantes ou giratórias, permitem que as salas de aula sejam conectadas umas às outras ou ao corredor amplo. Isto permite uma ampla gama de configurações espaciais apropriadas às diferentes formas de educação, ao mesmo tempo que permite que a escola, os centros de cuidados infantis e a creche estabeleçam novas ligações entre si.