- Área: 100 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Schapochnik
-
Fabricantes: DuPont, Aluar (Aluminio argentino), Isolant, JOHNSON ACERO, ternium siderar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no Balneário La Juanita, em meio à floresta e perto da lagoa José Ignacio, o terreno onde a residência está implantada apresenta uma encosta íngreme com diferença de até dois metros e meio entre a frente na rua e a parte posterior do lote. Dada esta condição, o nível zero da casa é projetado acima do nível máximo do terreno, destacado, mantendo a inclinação natural e garantindo ventilação às partes inferiores.
A orientação norte em direção à rua, oposta à vista do mar - orientada para o sul e sobre a parte posterior do lote (característica comum na costa uruguaia) - supõe a necessidade de propor expansões em ambas as direções. A expressão volumétrica da habitação refere-se diretamente à uma leitura programática, um volume baixo contém sala de jantar-cozinha, e um segundo volume de dois pavimentos reúne dormitórios e banheiros.
Essa condição condiz com o funcionamento previsto para a residência: o nível inferior para receber familiares e abrigar usos comuns e o superior exclusivamente para os proprietários. Uma ponte conecta os dois corpos, ao mesmo tempo em que abre o acesso pela galeria norte. Os dois volumes são compensados na planta para garantir a iluminação da galeria e vistas para o mar desde o dormitório localizado no último pavimento.
Com exceção das fundações e de uma divisória de contraventamento, a construção foi feita inteiramente de madeira, combinando o uso de espécies mais maduras para partes estruturais e em contato com a parte externa e as outras para a montagem de divisórias e coberturas. Um conjunto de ripas verticais, dispostas a cada 60 cm, garante a rigidez do revestimento externo de pinus tingido com óleo. Deste modo, a linguagem externa supõe a expressão direta da modulação construtiva e material.