- Área: 858 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Javier Agustín Rojas
-
Fabricantes: ACINDAR, Cementos Avellaneda, Marcomet, Peirano, Retak, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Aráoz 967 é um edifício residencial localizado em Villa Crespo, uma área de baixa densidade com um forte caráter de vizinhança. O projeto enfrenta a dificuldade de continuar a densificar a cidade em um bairro composto por casas unifamiliares que definem tanto sua identidade como seu modo de vida urbano. Do estudo de materiais, da rota do sol e das proporções dos balanços, projeta-se um edifício que se consolida no alinhamento oficial, sem varandas ou recuos, completando e respeitando a morfologia da quadra com suas casas antigas e gerando espaços entre o exterior e o interior.
A existência de um pátio entre os dois blocos gera ventilação cruzada e continuidade nas vistas. O setor privado da unidade está conectado aos externos. As cozinhas e os acessos das unidades voltam-se para o pátio, sugerindo um espaço onde é possível ser visto e de onde se pode olhar, saudar e interagir. A independência dos elementos compositivos foi planejada. A estrutura de concreto armado é visível na sua totalidade e o edifício é constituído por módulos pré-fabricados que criam as aberturas (vazias) e suporte de tijolos (cheios). A alteração - por níveis - desses cheios e vazios no ritmo e composição das fachadas colocam o tijolo como protagonista, um material presente no imaginário coletivo do bairro. As habitações são compostas por um prisma de madeira que articula cada unidade.
Araoz 967 tem como objetivo recuperar vínculos em escala de vizinhança, gerar um ambiente sustentável usando materiais e configurações espaciais como recursos e assumir o desafio de adensar uma área em desenvolvimento respeitando seu caráter de bairro.