- Área: 280 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Carlos Dias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Moeda foi pensado para se aproveitar ao máximo das potencialidades do terreno. Localizado no Condomínio Santuário de Moeda, ele se caracteriza pela topografia em declive e pela vista privilegiada das montanhas e da mata preservada do entorno. O isolamento proporcionado por sua localização permite que os espaços internos sejam integrados à paisagem, trazendo a vista para dentro da casa. O projeto se utiliza dessas condições e propõe uma configuração mais aberta do espaço, com o mínimo possível de divisões entre os cômodos e a utilização de grandes panos de vidro nas fachadas, que vão dos pisos à cobertura. Com estrutura em madeira e telhado cerâmico, a casa consegue conferir leveza à tipologia típica das residências rurais do interior de Minas Gerais.
Dividido em dois blocos, um social e um íntimo, o projeto resolve assim o problema da falta de privacidade, muito comum em propostas abertas como essa. O bloco social, com sala, cozinha e lavabo, fica implantado no ponto de onde se descortina a melhor vista da propriedade. À sua frente, um deck em madeira avança em direção à paisagem. Debruçada no trecho em declive do terreno, a plataforma paira sobre a mata, aumentando a sensação de leveza que é a característica principal deste projeto. Numa das extremidades deste espaço aparece um dos carros-chefe da casa: uma piscina de formato inusitado que direciona o olhar do visitante para a paisagem.
O bloco que abriga as suítes, naturalmente, é mais fechado. Os panos de vidro dão lugar a paredes de tijolos aparentes que, assim como os pisos em cimento queimado, os muros de gabião e a estrutura em madeira do telhado, são fiéis à linguagem rústica de sua arquitetura. Cada suíte ganhou seu próprio mini deck para que os moradores também possam admirar a vista do conforto de seus cômodos.