-
Arquitetos: MARIO BOTTA ARCHITETTI
- Área: 240 m²
- Ano: 1999
-
Fotografias:Enrico Cano, PinoMusi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O modelo de madeira em tamanho real representava a seção transversal da Igreja San Carlo alle Quattro Fontane, em Roma. A igreja real quase não tem ornamentos no exterior mas o interior, por outro lado, é trabalhada detalhadamente. Seu corte, um maravilhoso exemplo da arquitetura barroca, é elegante e refinado com saliências, recuos e ornamentos. O modelo celebrou essa obra.
Elo foi construído em 1999 para comemorar o 400º aniversário do nascimento de Francesco Borromini e para celebrar a exposição no Museu de Arte Cantonal de Lugano. A estrutura de madeira, com quase 33 metros de altura, era composta por 35.000 placas com espessura de 4,5 cm, montadas modularmente com uma separação de 1 cm e mantidas juntas com cabos de aço fixados a uma estrutura de aço de 90 toneladas.
Embora a ideia inicial fosse vê-lo flutuando no lago, o modelo foi colocado em uma plataforma quadrada ancorada a poucos metros da costa.
A contribuição de um programa de emprego, apoiado pela Universidade de Lugano e pela Academia de Arquitetura de Mendrisio, permitiu alcançar um compromisso extraordinário, graças ao envolvimento de dezenas de trabalhadores desempregados, bem como arquitetos, desenhistas, carpinteiros e artesãos que colaboraram com os resultados da pesquisa do complexo de San Carlo alle Quattro Fontane, encomendada pela escola de arquitetura em questão.
O Sartor, em Roma, foi o ponto de partida de um programa que também representou uma oportunidade educacional, desde o processamento gráfico e o trabalho de levantamento até os desenhos executivos do modelo, o trabalho na oficina para fabricar as tábuas e peças individuais e, por último, montagem e construção no local. San Carlino adornou o lago Lugano até outubro de 2003, quando foi desmontado.