- Área: 260 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nicolas Cruz Tagle
-
Fabricantes: Bosca, CHC, Cintac, Cintac®, Kitchen Center, Pizarreño
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno se caracteriza por um tipo de platô entre duas ladeiras que descem até o lago Ranco em orientação sul-leste, tendo ali sua principal vista para a paisagem. O local é dominado por um grande loureiro e um coihue (árvore local), além de rochas pré-existentes. A orientação norte coincide com a cota superior desse platô, de onde provêm os ventos e a chuva no inverno, e ao sul, onde está o acesso e o terreno vizinho de onde provêm os ventos dominantes no verão.
Com isso, se propõe uma parede curva que se fecha em relação à colina oeste e se abre para leste, para o lago, privilegiando a vista e o sol da manhã, e evitando os ventos e chuvas do norte no inverno e os ventos do sul no verão. Deste gesto se desprende o volume da casa formada por três níveis.
A casa foi pensada para receber 3 gerações de uma família, e por isso em primeiro lugar se pensou o subsolo, onde se situa um dormitório/ateliê e um banheiro, que além disso configura um embasamento de concreto que isola a estrutura de madeira dos pisos superiores em relação ao solo.
O primeiro pavimento contém os espaços comuns e o dormitório principal. Além do acesso através de um corredor e uma varanda coberta no leste. Enquanto isso, no segundo pavimento há quatro dormitórios - dois ao sul e dois ao norte, unidos por uma ponte que margeia o pé direito duplo do estar principal- e dois banheiros. Essa ponte possui janelas superiores que fornecem luz e insolação à tarde.
Como foi dito anteriormente, em primeiro lugar se propõe um embasamento de concreto onde se apoia uma estrutura de madeira modulada em uma grelha de 122 cm. No interior a casa é revestida com tábuas de madeira para as paredes e cerâmica nos pisos. Além disso, utiliza-se uma pedra ardósia preta no acesso e nas áreas úmidas - banheiros e cozinha. Na parte externa, a fachada leste é revestida em fibrocimento Northway de tom castanho, enquanto a parede curva é revestida em zinco corrugado pré-pintado de preto, ambos com sua correspondente câmara de ar ventilada.
A espacialidade desejada é dominada pelo calor da própria madeira e pelas diversas maneiras com que a luz invade o interior, promovendo as vistas cruzadas entre os diferentes espaços, sempre contendo as vistas para a paisagem com a luz que cai por trás sobre a parede curva.