-
Arquitetos: MM++ architects
- Área: 230 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Hiroyuki OKI
-
Fabricantes: Ceasar, Kohler, TOSHIBA, Teka, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada a oeste da cidade de Ho Chi Minh, em um terreno de 5m x 15m, esta construção é um exemplo do tipo de habitação padrão no sudeste da Ásia chamado "shop-house" ou "tube house". Em geral, essa tipologia sofre pela falta de ventilação natural e luz solar, e também pela falta de espaço, o que resulta em uma sensação de confinamento.
Inspirada pela herança do modernismo vietnamita, a equipe de projeto experimentou padrões de tijolos e blocos de cimento para compor uma fachada vibrante porém racional. Os vasos incorporados na fachada, com suas árvores de bambu, filtram a luz solar direta e proporcionam privacidade suficiente ao interior.
Blocos de concreto são utilizados para fachadas e paredes internas, permitindo a ventilação cruzada eficiente e permanente de espaços abertos. O programa inclui quatro salas, uma delas no térreo, o que limita muito o espaço. A escada ocupa um lugar central para distribuir proporcionalmente a frente e a parte posterior da residência.
Seu design particular, com móveis de madeira, degraus de aço ancorados na parede e peças de concreto de cor sólida, faz dele um forte ponto focal no projeto de interiores. No pavimento superior, duas claraboias garantem uma grande quantidade de luz natural dentro da residência e completam o sistema de ventilação natural.
Cada patamar da escada é otimizado com prateleiras que funcionam como corrimão, canteiros de flores com vegetação e um lugar de trabalho, transformando os corredores de circulação em espaços habitados. O térreo combina cozinha, sala de jantar e sala de estar juntos em um espaço aberto. A cozinha foi desenvolvida em forma de "L" e foi dividida para otimizar o espaço e aumentar a sensação de amplitude, enquanto os móveis e o sofá da sala estão "conectados" à escada para formar um design único e uma experiência lúdica.
O banheiro aberto e a claraboia circular no segundo pavimento completam a experiência dos habitantes. Sua superfície amarela vívida capta a luz do sol durante todo o dia, proporcionando uma sensação de paz muito relaxante e energizante. O último nível é um telhado verde acessível que funciona como uma camada de amortecimento térmico e resfria a construção.
Além de luz natural, ventilação, vegetação exuberante e espaços otimizados, as cores brilhantes aplicadas em muitos elementos de design e acabamentos são uma resposta ao pedido do cliente para um espaço alegre e divertido. Foi a ocasião para a equipe experimentar uma incomum paleta de cores e criar interiores únicos e harmoniosos.