- Área: 142 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Denilson Machado – MCA Estúdio
-
Fabricantes: AutoDesk, Florense, Light floor, Parquet Nobre, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. O sobrado preservado pelo Patrimônio Histórico, implantado em lote típico (7,5 x 19,80 metros) de uma vila de residências unifamiliares em Botafogo estava abandonado. Nosso desafio era torna-lo uma residência contemporânea e nos trouxe o prazer de contribuir para um bairro que vem se transformando. O programa exigia a manutenção da fachada original do imóvel e da cobertura de sua parte frontal mas precisamos transformar completamente a área interna compartilhada em espaços integrados mais adequado as exigências de um casal com dois filhos.
Praticamente todas as paredes foram demolidas criando espaços mais amplos e iluminados. A circulação vertical se dá de modo contínuo articulando os pavimentos. A parte frontal com volumetria preservada, abriga a parte social. A sala de estar e uma cozinha aberta e compacta completam um estilo de vida mais contemporâneo que preza receber os amigos. O pé direito é alto, uma grande janela e porta abrem para um pátio interno garantindo luz, ventilação e privacidade. No mesmo pavimento a circulação leva ao quarto das crianças e ao ateliê, todos voltados para o pátio, uma escada distribui os outros pavimentos onde se encontram a suíte do casal e um agradável terraço com ofurô e chuveirão.
Na fachada frontal as esquadrias originais foram recuperadas assim como os adornos, já na lateral optamos por esquadrias maiores e mais modernas em alumínio pintado de preto. Todo o interior da residência segue a palheta dos tons brancos e beges seja no piso em porcelanato ou nas paredes com tijolos originais pintados de branco e no teto em gesso criando ambientes claros e integrados. Alguns detalhes em preto, como as esquadrias, azulejos e rejuntes dos banheiros quebram a uniformidade dando um contraste. Nas áreas externas muito verde levando cor para a parte interna e dando acabamento na fachada lateral.