-
Arquitetos: Triptyque
- Área: 12853 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fran Parente
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Sacré-Coeur é um edifício importante da cidade de São Paulo, uma escola tradicional respeitada que formou uma geração de pessoas. Através da Escola Concept este espaço é resignificado. Triptyque Architecture assina o projeto que resgata esta edificação e confere a ela um novo uso e formato no âmbito de demandas contemporâneas e imputs da Escola Concept.
Criada pelo Grupo SEB, A Escola Concept antecipa o que deve ser o futuro da educação e foca em áreas como empreendedorismo, cooperação e sustentabilidade.
É um edifício histórico, num contexto de um bairro sofisticado, trata-se de um trabalho delicado no que diz respeito a este corpo principal que é o edifício original da década de 1930, principalmente com a fachada que é tombada. Depois vieram ampliações - um anexo foi construído entre os anos1940 até os anos1960.
Um ponto importante é a área externa, um parque com árvores de grande porte, vegetação farta e exuberante, um sopro de vento, uma surpresa, é como um elemento de ligação de todos os blocos pulverizados dentro do terreno.
Como uma das proposições arquitetônicas- a criação de uma marquise que percorre o parque e interliga todos os blocos unindo as quadras e a piscina. A longa marquise tem organicidade para atravessar o parque com harmonia, preservando as áreas verdes em sua totalidade.
Todas as intervenções contemporâneas, a começar pelas marquises, são feitas em madeira certificada e de alta tecnologia - o CLT, em fase de implementação no Brasil, projeta um novo tempo na construção civil. Trata-se de uma matriz construtiva de origem biológica. Iniciativa consciente e inovadora sobre o uso da madeira,com narrativa histórica, natural e tecnológica na construção. O edifício original já tem em sua grande parte o piso de madeira que foi mantido e ampliado. A madeira gera comprovadamente benefícios ao bem-estar, influenciando diretamente na maior qualidade do ambiente e aprendizado.
A capela que se transforma em auditório e uma torre de 40 metros preservada integralmente e que será aproveitada como plataforma expositiva. As salas de aula com layout modular em sintonia com novas metodologias de ensino.