-
Arquitetos: Nuevo Arquitetura
- Área: 125 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Haruo Mikami
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o título "Um Traço de Aço Vermelho", o projeto é uma homenagem à arquiteta nipo-brasileira Mayumi Watanabe Souza Lima(1934-1994). Mayumi é autora do projeto das torres residenciais do Conjunto São Miguel, na 107 Norte, onde está localizado o apartamento. Construído em 1966, o projeto é resultado prático da sua dissertação de Mestrado, sob orientação do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé.
As torres do conjunto São Miguel diferem da maioria dos blocos do Plano Piloto tanto pela sua tipologia como pela sua implantação no terreno. Internamente é singular a disposição em planta livre dos apartamentos, estruturado nas paredes perimetrais em concreto aparente, permitindo liberdade de experimentação espacial. Em todos os seus projetos, inclusive em escolas, Mayumi estimula o usuário a experimentar o espaço e compreender como este foi construído, desprovido de padrões pré estabelecidos, cada um à sua maneira e circunstância.
Nossa proposta foi deixar fluir o pensamento de liberdade de Mayumi:
1. Permitindo a compreensão da construção do espaço físico, revelando a estrutura portante das paredes em concreto aparente. 2. Realçando a liberdade de experimentação espacial da planta livre, criando um pórtico em estrutura metálica pintado em vermelho que percorre de uma extremidade à outra do apartamento. O pórtico, inspirado no tradicional portal Torii da cultura japonesa, suporta os trilhos dos painéis móveis. 3. Minimizando o uso de materiais aplicados sem distinção de hierarquia espacial. Foi utilizado um único tipo de revestimento em pisos e paredes; idem para a composição de marcenaria e cor das paredes de alvenaria.