Com o objetivo de jogar luz sobre as possibilidades dos vazios urbanos, foi recentemente realizada a Chamada Internacional de Projetos para Intervenção Urbana “Outros Territórios”, que reuniu propostas de intervenções efêmeras para as “palafitas” dos prédios do bairro Buritis, em Belo Horizonte.
A exposição homônima Outros Territórios ocorre no Viaduto das Artes, outro espaço urbano que expande essa mesma reflexão e que tem muito em comum com o tema da mostra. A inserção de um viaduto geralmente provoca um choque entre a escala viária e a do pedestre, que é o principal usuário da rua. Os baixios de viadutos são um passivo urbano, assim como as palafitas: ambos são intervenções desajeitadas e no mínimo pouco adequadas à cidade e ao bairro.
Ali no Viaduto estão expostas 26 propostas de arte e arquitetura selecionadas pelo júri e pela comissão organizadora. A mostra foi produzida pelo Vazio S/A, escritório de arquitetura que vem provocando o debate sobre vazios urbanos em Belo Horizonte e outras cidades, em parceria com o Coletivo Aurora e o curador Eduardo de Jesus.
Galeria on-line
Todos os projetos para ocupação das palafitas – que podem servir de inspiração para execução naquelas ou em outras construções – fazem agora parte de uma galeria on-line que pode ser acessada aqui: https://www.outrosterritorios.com.br/galeria/. É um arsenal de propostas disponibilizado ao público e contextualizado dentro de uma discussão ampla e oportuna: as possibilidades latentes da cidade existente.
Próxima etapa
A segunda fase de Outros Territórios consiste na possível instalação e execução das propostas selecionadas nas palafitas do bairro Buritis em data ainda a ser definida. Além de um roteiro livre de visitação às obras pelas ruas do bairro, OT pretende se configurar como um promotor de debates em torno de questões relativas à cidade, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação e paisagem urbana, e problematizando a gestão da cidade, os passivos ambientais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.
Comissão Organizadora
O Vazio S/A, fundado pelo arquiteto Carlos Teixeira, em 2003, é um escritório de arquitetura que busca uma postura propositiva e ativa: uma visão da informalidade, dos vazios e do mercado como algo que possa nos indicar novos projetos e oportunidades.
O Coletivo Aurora é uma iniciativa das arquitetas, urbanistas e designers de iluminação Mariana Novaes, Paula Carnelós e Diana Joels, atuantes no ramo da luz para os espaços construídos em suas respectivas empresas: Atiaîa Design, Acenda e concepDUAL.
Eduardo de Jesus é curador na área do audiovisual, arte contemporânea e tecnologia. Coordenou, com Jochen Volz, cursos numa parceria IEC-PUC Minas e Inhotim, e foi curador de "Esses Espaços" e "Densidade Local", entre várias outras mostras.
Título
Exposição Outros TerritóriosTipo
ExposiçãoWebsite
Organizadores
Vazio S/A, Coletivo Aurora, Eduardo de JesusDe
27 de Maio de 2019 10:00 AMAté
07 de Junho de 2019 05:00 PMOnde
Viaduto das ArtesEndereço