-
Arquitetos: Bourne Blue Architecture
- Área: 278 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Shane Blue
-
Fabricantes: AWS, Bluescope, Bradford, GRAPHISOFT, James Hardie, James Hardie Australia, Stiebel Eltron
Descrição enviada pela equipe de projeto. Gerroa é um destino popular de férias, localizado no extremo norte de uma longa praia, adjacente a uma lagoa, com as principais ruas correndo ao longo do lado sul da península. O terreno está acima da estrada e segue até o topo na direção norte, subindo aproximadamente cinco metros de altitude. Há extensas vistas para o sul da praia, bem como uma vista sobre a lagoa ao sudoeste. Há também casas vizinhas próximas e mais distantes. Um grande Pinheiro Radiata habita o terreno, enquanto as melhores vistas ficam na parte dos fundos do terreno.
A demanda do cliente era de uma simples casa de férias que tirava o máximo de proveito do terreno. Uma transição fácil da praia para a casa era necessária e as superfícies deveriam ser resistentes para que a durabilidade não fosse uma preocupação. A casa precisava acomodar grupos familiares ampliados, mas também deveria agir como um simples refúgio para o casal. Tempestades de inverno na costa sul são ferozes, então a construção tinha que ser capaz de lidar com isso.
A forma construída é articulada a partir de três elementos simples, sob uma cobertura contínua, que envolvem um espaço externo central. A ideia era criar uma plataforma elevada que permitisse vistas extensas para o sul, mas bem conectada ao local no lado norte. O espaço de estar tem um piso de concreto, devido a massa térmica e as variações moderadas de temperatura. A forma do telhado eleva-se para o Norte, permitindo uma boa penetração do sol de Inverno e apresenta a sua extremidade baixa para o Sul, protegendo dos fortes ventos.
Para maximizar as vistas e a luz solar, este espaço é alongado no sentido leste oeste. Do lado leste um volume se desenvolve em direção à parte de trás do terreno, contendo o quarto principal, a suíte e o espaço do estúdio. No lado oeste um volume maior corre para a parte traseira, acomodando os quartos adicionais, uma sala secundária e um banheiro semi ao ar livre. Essas três formas fornecem um espaço externo protegido no meio, que captura o sol de inverno e é protegido contra os ventos indesejáveis.
Grande parte dos espaços de estar da casa são, na verdade, espaços externos, como o pátio ou os decks. Este é um partido que remete ao vilarejo onde a casa é implantada, ao mesmo tempo que seus materiais também refletem essa influência, respeitando o contexto de uma vila à beira-mar, tanto na sua natureza quanto na sua manutenção e relação com a maresia.
A madeira é usada extensivamente, os pisos são de concreto polido e os revestimentos das parede são de fibrocimento. Houve uma preocupação em usar recursos sustentáveis, como: Massa térmica orientada corretamente, isolamento pesado para paredes e tetos, coleta de água da chuva para wc, lavanderia, uso do jardim, pegada mínima para construção, uso de menos materiais e recursos, uso sustentável da madeira, tecnologia de água quente tipo Heat Pump e etc.