- Área: 50 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Marcelo Donadussi
-
Fabricantes: Gama Object Store, MChaves, Mezas, Portinari
Descrição enviada pela equipe de projeto. O maior desafio do projeto da Brizza Forneria, na zona central de Porto Alegre, foi a espacialidade, encontrar a melhor solução para atender a necessidade de também abrir no horário do almoço, que teria como consequência o aumento do fluxo de pessoas e da área de produção. A Brizza já funcionava em uma sede na mesma quadra, então tivemos como diretriz inicial manter a mesma linguagem do conceito aplicado no imóvel antigo, que agora opera apenas no serviço de tele entrega. Mobilidade, praticidade e funcionalidade eram fundamentais na concepção do projeto. As arquitetas buscaram criar um layout que possibilitasse um rápido fluxo de serviço, a centralização de toda operação no caixa, o cliente apenas retira a pizza no balcão de produção, no conceito self-service.
Outro destaque deste projeto foram os revestimentos, as paredes originais do imóvel foram descascadas, deixando parte em tijolo aparente e outra em reboco. O piso original em concreto também foi mantido, foram inseridas cerâmicas hexagonais para demarcar o percurso interno do cliente, do acesso até o lavabo. Na área de produção aplicamos azulejos quadrados e brincamos com o tom de azul. O acabamento do balcão foi feito de um granilite. O ambiente é leve e descontraído, sendo assim as mesas são compartilhadas, e elas também ocupam a calçada, integrando os ambientes e deixando a estética completamente alinhada com a funcionalidade da casa.
O estilo industrial ficou por conta das estruturas metálicas suspensas, são versáteis, servem como apoio e estocagem na área de produção das pizzas e no bar. Na iluminação, com trilhos aparentes, e spots que direcionam a luz, foi mantido o mesmo estilo. No lavabo foram usados os lambe-lambes com imagens da marca Brizza trazendo ainda mais identidade para o espaço. Por causa da pequena área destinada ao lavatório, concretamos no próprio local uma cuba esculpida.