- Área: 230 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:José Hevia
-
Fabricantes: Alfareria Soler, JUNG, Ladrilleria Mallorquinas, Roca, UnicMall
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objeto do projeto é a reforma de um pequeno anexo da antiga Estação Enológica de Felanitx (1910-1940) para abrigar a sede da empresa que produz o vinho Pla LLevant. A proposta se define por três ações: o uso das preexistências, o uso de materiais industriais e artesanais locais, e a recuperação da memória do uso do edifício.
1- O ponto de partida do projeto consistiu em conservar todos os elementos construtivos que estavam em bom estado, como as paredes de alvenaria, a escada, os corrimãos interno e externo, a estrutura de concreto, os pavimentos hidráulicos e as janelas. Uma vez definidas as preexistências construtivas, foram elas que definiram e configuraram o espaço interno, figurando como as protagonistas que impõem sua presença sem alterar nem adicionar elementos que as desvirtuem.
2- Os materiais utilizados acompanham as preexistências para reforçar sua presença no projeto. As lajes de concreto se apoiam ao longo das paredes de alvenaria. O revestimento de cal, fabricado na própria cidade de Felanitx, recobre todas as superfícies verticais, tanto as paredes, quanto os batentes de portas e janelas. Blocos cerâmicos dão forma aos novos elementos verticais, como a caixa de banheiros e a caixa do elevador, assim como um móvel para garrafas junto a uma janela. A cobertura é ventilada e construída por meio de uma lâmina respirável e isolamento térmico de cortiça natural de 10 cm. Estas características permitem criar um edifício com bom desempenho energético que responde às condições extremas de inverno e verão. A proposta recicla elementos, como as janelas preexistentes, que foram adaptadas para responder às exigências atuais de conforto.
3- O objetivo da reforma é recuperar o edifício para que ele possa ser utilizado como sede da empresa. Originalmente, o pátio do complexo era destinado ao cultivo de parreiras, usadas em pesquisas sobre as características das diversas espécies de uva. Atualmente ele funciona como o estacionamento do centro de saúde que ocupa o restante do edifício. A intervenção pretende recuperar o entorno do edifício para realizar uma nova plantação de parreiras que crie uma paisagem visível do interior do edifício. A entrada do conjunto é feita sob uma pérgola metálica construída com os mesmos materiais das estruturas que sustentam as parreiras. A estrutura metálica adentra o edifício e nela são suspensas as luminárias.