- Área: 130 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Roberto D´Ambrosio
-
Fabricantes: Amanco, Amanco / plywood de pino fenolico 8 mm 3., Concrepal, Concrepal / Bloques de concreto 15x20x40 cm 5., H&M, H&M / concreto premezclado varias, METALCO, Metalco / Metaldeck 0.94 x 5.00 m , Metalum (laminas de HG corrugado 0.82 x 3.66 m), Parador
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada em um terreno estreito e profundo que permaneceu vazio por muitos anos no centro da cidade (como San Ramón é conhecido desde sua periferia) enquanto estava rodeado por construções que o caracterizavam fortemente. Apesar de seu baixo valor material, essas fachadas foram usadas como matéria-prima para dar forma ao novo projeto, precisamente porque na maioria das vezes elas são ignoradas (quase nunca mostradas nas imagens, por exemplo). Neste sentido, uma das colunas da parede no lado norte se alonga e se torna parte da casa, que cresce gradualmente. Já no lado sul, o perfil da casa vizinha é refletido e quase tocado. As alturas dialogam e as janelas são replicadas; os volumes são construídos desde as laterais até que se encontram no centro. Eles são revestidos por materiais regionais: aço corrugado e rebocos comuns.
A configuração da residência é influenciada em maior grau pela rotação no pavimento dos dormitórios principais, o que propicia percursos curtos e longos para encontros previsíveis e outros inesperados entre os moradores da casa; este gesto também enquadra vistas panorâmicas incomuns do centro da cidade. Os espaços são delimitados por materiais econômicos articulados de maneira simples (pesos simplesmente depositados em muitos casos) e caracterizados por diversas situações de iluminação.
Em suma, cria-se uma residência que está imersa e ao mesmo tempo se distancia do contexto imediato, usando poucos recursos (gesto, técnica e materiais).
Procuramos um conjunto de experiências somáticas que aliviem os sentidos dos incessantes estímulos da cidade e do clima.