- Área: 1127 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Benedictis Engenharia, Bricolagem Brasil, Grau Engenharia, Marvelar, Pau-Pau Pisos e Móveis de Madeira, Poliform, Snaldi, Studio Serradura, The Size
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de veraneio no interior de São Paulo foi construída para uma família com dois filhos adultos. O projeto é dividido em dois volumes principais, deslocados um do outro. O volume térreo abriga toda a área social, enquanto o volume superior acomoda as suítes, mais resguardadas. A área social é totalmente integrada com o exterior, abrindo-se para a vista do campo de golfe logo à frente. Em oposição, o lado da casa voltado para a rua é mais fechado, garantido a privacidade.
O pavimento superior conta com três suítes. A suíte master dispõe de uma ante sala própria, que os moradores podem usar como escritório e sala íntima. O pavimento superior também comporta uma academia e uma sala de jogos, ambas com acessos completamente independentes. No térreo, além da área social, estão duas suítes de hóspedes. Um longo móvel, feito de folhas de madeira freijó, divide a sala de jantar e a cozinha, dando usos para os dois lados e criando um corredor de acesso, que conecta a entrada da casa à extremidade da sala de jantar.
O maior desafio do projeto foi a execução de grandes balanços e vãos em uma estrutura muito esbelta. A solução encontrada foi usar os espaços entre um andar e outro para criar vigas invertidas. O revestimento da fachada da casa foi executado em alumínio cinza chumbo, que permite pouca manutenção e diferencia a residência das vizinhas, como desejado pelo cliente. O piso monolítico também foi escolhido por sua beleza e praticidade.
O projeto de iluminação procurou ser o mais puro e linear possível, trabalhando principalmente com a luz indireta, enquanto o paisagismo buscou incorporar a vegetação existente do condomínio. A casa também atende a quesitos sustentáveis. Possui aquecimento solar de água, teto verde, deck de madeira plástica e circulação cruzada de ar, que diminui a necessidade do uso de ar condicionado, minimizando os impactos no ambiente.