-
Arquitetos: Abarca Palma Arquitectos
- Área: 128 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Andrés Maturana
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência unifamiliar de dois pavimentos localizada na comunidade de Villarrica, no setor rural de El Tume, inserida em uma pequena floresta, na beira de um penhasco próximo ao rio Toltén. O primeiro nível abriga todo o uso comum, refeitório, cozinha, sala de estar, escritório, além de um terraço que pode ser inserido na mata por meio de uma plataforma elevada a cerca de um metro do térreo, gerando uma relação direta com os troncos das árvores.
Desde o segundo nível é possível se relacionar com a copa das árvores através do arranjo de dois espaços intermediários translúcidos em cada extremidade da residência.
Um desses espaços é o terraço do dormitório, um ambiente luminoso, quase como uma estufa, que contém plantas e poltronas interiores na tentativa de se conectar com a natureza exterior sem perder as qualidades interiores; o outro espaço é um cômodo polivalente que está baseado no dormitório das crianças e que também atende às características do espaço anterior.
Ambos os espaços são construídos por meio de uma estrutura de madeira exposta e cobertos no exterior por vidro e policarbonato.
Formalmente, a residência é um volume de forma clássica na proporção de um celeiro sulista, com telhados de duas águas e beirais que a protegem da chuva. O revestimento de madeira de pinho Oregon não tratada ou protegida por qualquer produto procura tornar a casa capaz de interpretar a passagem do tempo e o clima da região, uma vez que este revestimento deve se transformar em uma cor cinza que caracteriza a madeira antiga sem proteção.
A residência é uma construção mista, mesclando carpintaria de madeira para pilares de fundação, vigas, divisórias interiores e exteriores, revestimentos e pavimentos; painéis SIP para a laje do primeiro nível, paredes perimetrais e interiores do primeiro e segundo pavimentos.