- Área: 1 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Amey Kandalgaonkar
Descrição enviada pela equipe de projeto. PIXELAND é um projeto de revitalização e embelezamento do espaço público que compreende uma combinação de diferentes instalações ao ar livre em um único espaço, através de recursos de paisagismo, parque infantil para crianças e lazer para adultos.
O projeto é inspirado no conceito digital de pixels. Embora um pixel seja a menor amostra independente de uma imagem com suas próprias informações de cor RGB ou CMYK, é a combinação de vários pixels que resulta em qualquer imagem digital.
Transferindo essa ideia para a estratégia de organização espacial do projeto, pensamos em criar um espaço público multifuncional pela adição e combinação de pixels funcionais independentes menores. Embora cada um dos pixels tenha sua própria função e características e possa ser lido como uma entidade independente, a combinação de todos eles resulta em um espaço público multifuncional geral muito atraente e lúdico.
O módulo principal usado no projeto é um quadrado perfeito de 5m x 5m, como espaço mínimo para hospedar funções adequadas para um grupo de pessoas. À medida que nos aproximamos das bordas, pixels menores de 2,5m x 2,5m e 1,25m x 1,25m são introduzidos como uma abordagem modular para resolver os acessos, a circulação de pedestres e a vegetação nas bordas.
Rodeado por pequenos pixels de vegetação como uma solução de transição para proporcionar privacidade e segurança, a praça também possui áreas de descanso, áreas para piquenique com bancos e mesas, estruturas para fornecer sombra, bancos comuns rebaixados, gramados inclinados para as pessoas deitarem e pequenos anfiteatros para encontros.
Além das atividades de lazer, Pixeland também proporciona com uma ampla gama de recursos lúdicos espalhados ao redor, culminando num parque temático com um cavalo pixelado no meio da praça, para a alegria e entretenimento dos visitantes mais novos.
A praça quadriculada foi desenvolvida em vários níveis, proporcionando uma interessante topografia artificial que cresce em altura em direção ao centro, onde o cavalo é colocado estrategicamente no topo.