- Área: 435 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dion Robeson
-
Fabricantes: Aneeta Windows, Australian Sustainable Hardwoods (ASH), Australian Window Systems, BGC Concrete, Colorbond, Concrete Studios, Elton Group, ForestOne, GRAPHISOFT, Glosswood, Lunawood, Lysaght, Schüco, Sikkens, Sky-Frame, Woca
Descrição enviada pela equipe de projeto. Escondido em um afluente subúrbio costeiro está o 'Vodka Palace', uma luxuosa caverna de concreto com acabamentos naturais de madeira e preparada para um prazer gastronômico, auditivo e visual. É o resultado de um processo colaborativo muito forte entre cliente, arquiteto, construtor, consultores, subcontratados e fornecedores. A cliente é uma amiga próxima e uma pessoa paradoxal única. Uma parte introvertida e outra de rainha da festa, ela queria que a reclusão e a qualidade etérea de uma caverna escapassem para satisfazer todas as suas necessidades sem ter que ir a outro lugar, mas também em um momento ela queria ser capaz de convidar o mundo e entreter amigos e familiares próximos em grande estilo.
Assim, o projeto se torna um "camaleão", o que lhe permite criar diferentes efeitos de iluminação visual e sonora, dependendo da ocasião e do ambiente requerido. Externamente, a cliente queria se sentir como se estivesse no mato de sua amada segunda casa na região sudoeste da Austrália Ocidental, onde ela possuiu e gerenciou um hotel icônico e isso foi criado para ela usando árvores nativas e arbustos representativos da região.
A escolha da forma do concreto ressoa com sua localização costeira, refletindo as fortes formas brutalistas de quiosques e equipamentos públicos típicos de muitas praias locais e seu frescor é aquecido por acabamentos de madeira, uma paleta de cores neutras e um jogo de luz considerado criam uma mistura temperamental , evocando uma experiência zen serena. Para aumentar esse ambiente, a antiga técnica japonesa de carbonizar madeira "Shou Sugi Ban" foi usada para finalizar colunas de madeira e telas de madeira.
Localizada na parte de trás da propriedade, o ‘The Caboose’ é uma pequena cabana projetada para fornecer acomodações privativas completas para os hóspedes, amigos e familiares estrangeiros, conforme necessário. Propositadamente, é projetada para não abordar a casa principal e realiza uma função adicional como um pano de fundo escuro para o deck posterior. Através da sua massa, ajuda a criar espacialmente o pátio e proporciona privacidade ao obstruir as linhas de visão das propriedades adjacentes.
Facilmente acessado através de um caminho secreto ao longo do lado leste, os hóspedes podem entrar e sair sem passar pela residência principal e, assim, minimizar a perturbação da residente.
Situada em um local estreito com estruturas de dois pavimentos de ambos os lados perto do limite, o acesso à luz natural se prestava à inclusão de poços de luz, um sobre o banheiro e outro sobre a escada, para drenar a luz do dia para os interiores que não se beneficiam dos vidros no norte ou sul. O espírito deste projeto foi uma das suas maiores alegrias, todos trabalharam juntos em harmonia e é este o fato em que me sinto mais satisfeito. Relacionamentos duradouros foram forjados e vejo o resultado final como não o meu, mas os esforços combinados e a inspiração de todos os envolvidos.