- Área: 52 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Park woo-jin
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no subúrbio, os clientes da ilil coffee se interessam pelo o que está na moda, mesmo quando estão hesitantes em aplicar uma nova tendência em suas vidas. A familiaridade pode nos fazer sentir confortáveis, mas pode ser monótona; a novidade pode dar um toque novo a nossa rotina, mas pode causar desconforto. O objetivo principal deste projeto era manter o equilíbrio entre as duas e fazer com que o familiar parecesse não familiar e deixar mais familiar o desconhecido. A prioridade deste projeto foi encontrar a essência das coisas; ser capaz de ver o que pode ser criado a partir da essência, independentemente do que foi feito para ser.
Os arquitetos reexaminaram constantemente suas ideias para mostrar perspectivas diferentes aos clientes, e isso permitiu que os clientes adotassem novas ideias em suas vidas diárias. Como o café fica perto de uma área residencial, trazer as características de um lar foi fundamental para o projeto. Elementos familiares da casa, como o sofá na sala de estar, cortinas, janelas, mesa de jantar e uma sala com janela foram trazidos para o projeto com uma nova perspectiva. A estrutura geral do interior foi alterada, mas a estrutura da fachada e a pintura da parede permaneceram intocadas para manter a característica natural do espaço.
Pedras quebradas foram usadas dentro e fora, o que dá coesão ao projeto, fazendo o interior parecer exterior e vice-versa. A cafeteria foi desenhada para funcionar como uma mesa de jantar onde os baristas podem se comunicar com seus clientes. A cafeteira Moka é colocada no fogão em frente à mesa para que os clientes vejam como as coisas usadas em suas casas podem ser usadas de outras maneiras. No meio da mesa, onde a mesa de trabalho e o bar se encontram, há um espaço cheio de pedras, decorado com flores e uma pequena árvore.
Materiais da natureza e de casa foram usados para dar leveza à experiência dos clientes no café. O que parece novo veio de nossas vidas cotidianas e arredores, e isso é uma surpresa agradável para os clientes. O partido para a composição do espaço principal foi projetar o interior com elementos de fora e os elementos que normalmente permanecem dentro, foram colocado do lado de fora. Fazer isso desfoca o limite interior/exterior. Os clientes que entram na loja enquanto caminham do lado de fora podem se familiarizar facilmente com o espaço devido a essa estratégia.
A mesa amarela em forma de cone é também um dos exemplos de ver a essência das coisas, em vez de se restringir ao seu uso original. Um cone real de estacionamento de plástico e uma placa foram usados como moldes para criar essa forma específica da mesa. O sofá está disposto contra a parede, de frente para o espaço amplo, como na maioria das casas asiáticas. No entanto, sendo o sofá feito de concreto, duro, com almofadas confortáveis para sentar e com a substituição da cortina pelo painel ondulado de madeira, foram adicionados toques divertidos para o espaço.