- Área: 2140 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Timothy Latim
Descrição enviada pela equipe de projeto. AU dormitory foi construído como uma escola residencial para 50 estudantes da África Subsaariana com o objetivo de prepará-los para ingressar em universidades no exterior. Ele está localizado em uma cidade de rápida urbanização, a 13 quilômetros de Kampala, capital de Uganda; à direita no equador, mas acima do nível do mar.
O edifício é projetado para responder ao clima, com paredes altas posicionadas de leste a oeste para maximizar a sombra e grandes aberturas voltadas para o sul e norte, que trazem vento e luz para os dormitórios. Ele consiste em salas de aula, dormitórios masculinos e femininos, salas para funcionários, uma cantina, cozinha e também um escritório administrativo.
No terreno, o maior desafio foi manter uma distância adequada entre atividades individuais e em grupo. Os dormitórios que compartilham um espaço entre duas paredes - áreas de 3 e 4 metros de largura, chamadas "baías" - se juntam, enquanto os de cada lado da parede se separam.
Além da extensão, três "baias" são grandes o suficiente para reunir toda a comunidade. Percebemos que a população local passava seus dias quentes do lado de fora, na sombra e na brisa, então seguimos o mesmo princípio posicionando paredes nos lados leste e oeste para proporcionar sombra, e criando grandes aberturas nas fachadas norte e sul para atrair vento e luz para os quartos.
Todos os materiais e tecnologias de construção são de origem local, respeitando a cultura. Os tijolos vermelhos foram cuidadosamente selecionados e as paredes cuidadosamente construídas. Isso ocorre porque o peso visual e a espessura conferem ao prédio uma sensação de segurança, como o tronco de uma árvore grande que está profundamente enraizada na terra, o que faz com que as pessoas queiram tocá-lo ou se apoiar nele.
Através do longo processo de construção, os pedreiros e trabalhadores encontraram orgulho em seus próprios tijolos - algo que originalmente não viam valor.