- Área: 20221 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Ross Honeysett
-
Fabricantes: Austral Bricks, Bentley Systems, Boral, Empire Facades, Holyoake
Descrição enviada pela equipe de projeto. Catalisada pela extensão do VLT de Sydney até Dulwich Hill e um consequente rezoneamento para habitações de média densidade, o masterplan do Smart Design Studio para Arlington Grove cria um novo recinto residencial em conjunto à um belo paisagismo. Este antigo terreno industrial foi convertido em 246 apartamentos além de um espaço para comércio local em torno de pátios e ruas arborizadas. Em escala urbana, o local é concebido como uma extensão ao Johnson Park, que fica ao noroeste e, em um escala local, uma continuação da malha de ruas a sudeste.
Os quatro edifícios que compõem o projeto estão cuidadosamente localizados para conter o amplo paisagismo e maximizar o número de apartamentos com iluminação direta solar e vistas para o skyline da cidade e parque. As alturas dos edifícios são unificadas, sendo quatro andares adjacentes às ruas locais ou chegando até oito andares em direção ao Johnson Park. Cada prédio tem um endereço claro a partir das novas vielas privadas e calçadas acessíveis ao público localizadas nos amplos espaços verdes acessíveis ao nível térreo. Instalações como um galpão para conserto de bicicletas ou um salão social para reuniões e festas de aniversário foram incorporadas para aumentar o senso de comunidade.
Cuidadosamente compostas, longas elevações referenciando edifícios clássicos são emolduradas por cantos articulados. As lajes aparentes servem um duplo propósito, suportando as paredes de alvenaria ao longo da fachada e quebrando visualmente o edifício em segmentos. Além disso, as fachadas são articuladas através de lâminas de tijolos profundas que formam um brise soleil, incentivando o jogo de sombras. Sua elegante orientação vertical também oferece profundidade para auxiliar no controle solar passivo, protegendo os interiores dos edifícios do sol quente de verão, enquanto permite a entrada do sol de inverno em ângulo mais baixo.
O tijolo foi selecionado como o material principal tendo a estética e a praticidade em mente. Além de referenciar as propriedades vizinhas, acrescenta calor e textura ao edifício. É um material barato, eficiente e sustentável, de baixa manutenção, que continuará com boa aparência, sem os desafios do reboque ou pintura. A implantação estreita dos edifícios funcionam bem em conjunto com as capacidades térmicas positivas do tijolo.
O paisagismo é tão fundamental para o esquema quanto a forma construída. O Smart Design Studio colaborou com os arquitetos paisagistas, a Context, para conceber uma série de ambientes externos de diferentes escalas da “Arlington Square”, e a área gramada central suavizada por árvores de folha caduca ou o laranjal. Um novo corredor verde paralelo à linha do VLT fornece um paisagismo nativo informal que pode ser desfrutado por moradores, vizinhos, vida selvagem nativa e pela ciclovia que conecta ao centro de Sydney.