- Área: 3000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Renato Navarro
-
Fabricantes: Herman Miller
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o intuito de promover o bem-estar e engajamento dos colaboradores na companhia, a AstraZeneca decidiu aderir ao projeto global iWork, projeto de modernização do ambiente de trabalho com foco em promover a simplificação dos processos por meio de espaços colaborativos e integrados. Para a realização do projeto foram utilizados mobiliários e soluções da Herman Miller, conhecida por criar ambientes de trabalho naturalmente humanos, onde as pessoas ficam mais felizes e saudáveis, além de apresentarem um nível de desempenho mais alto.
Localizado na cidade de Cotia, em São Paulo, a sede da companhia possui mais de 60 mil m² e em 3.200 m² desse espaço a Pitá Arquitetura deu forma ao projeto que contribuiu para que a AstraZeneca ganhasse o prêmio Great Places to Work. Dentre os responsáveis estão os arquitetos Antonio Mantovani, Bruna Bianchini Cicarelli, Mariana Klingelfus Pinheiro e Roberta Maduel. O novo escritório está dividido em quatro diferentes tipos de zonas: “Desconectado”, que são espaços de convivência e relaxamento, “Conectado”, onde ficam as salas de reunião, “Alternativas” – áreas dedicadas a atividades no dia a dia, e zonas “Base”, que são estações de trabalho colaborativas com o conceito de open space.
Complementando essas zonas, foram criadas all hands com tratamento acústico e mobiliários para diferentes formas de experiência espacial, além de arquibancadas e mobiliários descontraídos que transformam uma simples pausa para café ou uma reunião com a equipe em momentos mais agradáveis. A Herman Miller com seus mobiliários e soluções para ambientes corporativosse preocupa com o design para as pessoas e suas necessidades sempre crescentes no trabalho, assim como a AstraZeneca. Além de cadeiras, banquetas, assentos para lounge e muitos outros produtos da marca utilizados, as estações de trabalho da linha mundialmente conhecida Layout Studio foram produzidas localmente para o projeto.
Criar um ambiente que permitisse aos funcionários uma nova forma de trabalhar, mais integrada e colaborativa foi o grande desafio. O projeto traz uma filosofia de espaços unificados, onde as equipes que antes trabalhavam fechadas em salas agora podem preservar e expandir as características específicas de cada canal, fazendo com que se relacionem e transitem em seus diferentes universos.