-
Arquitetos: Sordo Madaleno Arquitectos ; Sordo Madaleno Arquitectos
- Área: 150000 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: panoramah!®, Tektil
Descrição enviada pela equipe de projeto. O extraordinário ambiente natural da península da Baixa Califórnia, com sua paisagem semi-desértica em tons ocres que contrasta com o azul intenso do mar de Cortez, foi o contexto ideal para construir uma nova referência hoteleira no país. Celebrando a união entre paisagem, arquitetura e arte, Solaz Los Cabos se desenvolve em frente ao mar em uma extensão de 9,8 hectares com formações topográficas únicas. O conceito arquitetônico dominante foi a correta integração da construção através das suas formas orgânicas que remetem ao movimento das ondas, resultando em um volume que se adapta ao ambiente.
A seleção de materiais, vegetação e métodos de construção, estudados com cuidado, reforçam este conceito de simbiose e conferem uma congruência contextual com o terreno paradisíaco. Os serviços deste empreendimento hoteleiro são ampliados para oferecer mais opções de hospedagem para os visitantes nacionais e internacionais, sendo um projeto que integra hotel, apartamentos, restaurantes, spa, comodidades, espaço museológico e praças abertas.
A partir da topografia natural do terreno, que cresce de forma ascendente em direção ao norte, desde o nível do mar, foi decidido formar três grandes terraços curvos de leste a oeste, abrigando quartos de hotel no lado oeste. A circulação através destes terraços foi proposta por meio de percursos separados por uma vegetação densa entre usos criando maior privacidade.
Na mesma encosta, cada terraço é subseqüente ao outro; isto é, eles são formados de maneira escalonada com fachadas voltadas para o sul, de modo que todos os espaços desfrutam de uma vista espetacular do mar. As comodidades do hotel -piscinas, clube de praia, restaurante e decks estão localizados no nível mais baixo da praia.
O nível do acesso está localizado dentro do volume principal. Esta edificação com grande plasticidade e movimento orgânico é composta por três níveis de blocos sobrepostos. Cada bloco tem dois níveis formando um total de seis abrigando quartos de hotel. A volumetria deste edifício implica o mesmo conceito de integração com o contexto, e o movimento de seus volumes gera a possibilidade de melhores vistas, conferindo um caráter tectônico à obra.
Distribuídos ao longo do limite sul, os apartamentos operados pelo hotel estão dispostos em três volumes de proporção quadrada.
Os diferentes tipos de quartos e suítes do hotel emergem da topografia que desliza em harmonia na areia. Para acessá-los, um pátio-foyer serve como uma entrada e, ao mesmo tempo, como uma ponte entre as sinuosidades topográficas do exterior e a geometria acolhedora do interior.
Uma atmosfera cálida, madeiras tropicais, tecidos com cores vibrantes e mexicanas, bem como linhas marcadas por elementos de pedra dão origem a uma estética contemporânea distinta em cada quarto.
Outro pilar conceitual do projeto é a intervenção artística em muitos dos espaços desenhados. Aqui, Cesar López Negrete cria e exibe mais de 400 peças de arte que lembram a vida e a cultura da Baixa Califórnia nos tempos antigos. Sua visão artística complementa todos os detalhes construídos: na escala micro (quartos de hotel); na macro (espaços abertos e espaços comuns); na apropriação do espaço e integração com o terreno.
A presença de Solaz em Los Cabos se destaca pela arquitetura que é entrelaçada com arte e contexto, em um projeto de paisagismo em colaboração com Gabayet 101 Paisaje. A paleta vegetal foi complementada com espécies nativas de acordo com o paisagismo e a intenção de cada espaço. Desta forma, a arquitetura e o paisagem se complementam no design de passarelas externas, passagens, espaços ao ar livre, hall, restaurantes, telhados verdes nos volumes que descem para o mar, etc. Estas zonas conseguem representar a disposição e a vegetação local, bem como ambientes naturais únicos do seu gênero.
Seu desenho mexicano contemporâneo, sua correta integração à paisagem somados a um projeto artístico integral, fazem com que este hotel seja projetado para ser o próximo ícone na indústria hoteleira internacional.