- Área: 240 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nick Simonite
-
Fabricantes: AutoDesk, James Hardie, US Lumber Brokers
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta nova residência projetada pelo escritório de arquitetura Thoughtbarn, está localizada dentro de um bosque de carvalhos em um lote de 3/4 hectares no bairro Barton Hills de Austin, TX. O bairro arborizado e montanhoso foi subdividido nos anos cinquenta e povoado por casas em estilo rural, revestidas de calcário. Os clientes queriam construir uma casa que respeitasse o caráter de meados do século do bairro, enquanto buscavam uma abordagem ousada e contemporânea para o desenho. O resultado é um projeto que cria conexões fortes e muitas vezes surpreendentes entre o interior e o exterior, com um teto angular e um revestimento vertical preto que simultaneamente camuflam e contrastam a casa com o ambiente natural frondoso.
Originalmente concebida como um projeto de renovação, a obra reflete de perto o plano idiossincrático em forma de "H" da casa original, que "protegeu" zonas críticas de raízes de certas áreas das árvores, permitindo que recebessem as construções. A nova planta cria uma lógica clara com uma ala 'pública' (contendo cozinha, refeitório, sala de mídias e varanda), com uma ala 'privada' (de quartos e banheiros). A sala de estar faz a ponte entre os dois, abrindo-se para um pátio interior que traz luz para o centro da casa. Uma cobertura em zig-zag cria um teto em forma de borboleta sobre as áreas de estar e de jantar e uma faixa de janelas com vista para as copas das árvores de carvalho.
O exterior é revestido com placas de fibrocimento e madeira. Pintado de preto, com as ripas multiplicadas em um padrão vertical e denso, o fechamento adquire qualidades mais artísticas e incomuns, intencionalmente tornando a casa uma abstração da "floresta". Em luz fraca, a casa quase desaparece entre os troncos das árvores. A entrada da varanda da frente e a cobertura da garagem são revestidos de pinus, que proporciona um contraponto cálido à rigidez do exterior escuro.
No interior, os gostos do cliente refletem-se em uma paleta eclética de armários de nogueira personalizados, detalhes em azul marinho e toques de azulejos e papel de parede ricamente estampados, aprimorados por uma coleção de móveis e arte que combina heranças familiares com pedras do meio do século e tecidos coloridos. Escavado no centro da casa há um banheiro inesperadamente banhado por luz natural de uma claraboia. A luz que entra pela telha branca e texturizada cria a sensação de um "santuário interior", um distanciamento do exuberante espaço livre no restante da casa.
A residência se enche de gente feliz para churrascos à tarde e festas de fim de noite, mas serve como um retiro sereno, um lugar para relaxar e se conectar com a natureza, mantendo todas as conveniências de sua localização no bairro urbano.