-
Arquitetos: TAU Arquitetos
- Área: 42 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Lurca, Portobello, Rebi do Brasil, Tok Stok
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste na reforma de um apartamento de 42m² em um edifício novo localizado no bairro de Pinheiros, São Paulo. A premissa do cliente era a transformação do espaço, conferindo personalidade e funcionalidade, mas com o mínimo necessário de obra civil. Diante disso, a única demolição realizada foi a retirada da porta que separa o quarto da sala/cozinha (ambientes integrados), aumentando o vão para posteriormente instalar uma porta pivotante.
A partir disso, a marcenaria, as cores e os materiais escolhidos para revestimento seriam os protagonistas do espaço. Para tal, sempre elegemos algum elemento arquitetônico para nortear a concepção do projeto. Neste caso, o tema central foram as linhas ortogonais. A ortogonalidade está presente em diversos pontos do projeto como: o painel de madeira da sala, o desenho e modulação das estantes, os azulejos da cozinha, luminárias e o mobiliário.
Vale ressaltar como os planos em cores e portas dos armários dialogam com as linhas: na cozinha, o cinza escuro aparece nas paredes e na parte superior do armário; na sala o cinza claro se faz presente; enquanto no quarto a parte inferior se estabelece em terracota e as demais brancas. Para dar mais sensação de amplitude no apartamento, utilizamos em todos ambientes (incluindo varanda) um piso de porcelanato de grande dimensão 1,20x1,20 com a aparência de concreto. Assim como nos demais elementos optamos por cores claras, representada na pintura e marcenaria com folha natural de madeira marfim.
O desenho personalizado da marcenaria é peça-chave para integração visual do espaço, dessa forma, não temos elementos isolados e sim móveis que cobrem grande áreas e desempenham distintas funções. Na sala, a estante da televisão se transforma no painel ripado que disfarça a porta de acesso ao quarto e culmina no banco para a mesa de refeições e trabalho. Da mesma maneira, o armário do quarto, foi estrategicamente posicionado ao fundo para ganharmos espaço na lateral da parede, onde posicionamos uma estante aberta com espelho.