-
Arquitetos: Telles Arquitetura
- Área: 442 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: 14 Bis, AutoDesk, Brasil Imperial, Deca, Dimlux, Gerdau Corsa, Lumini, Palimanan, Set e Arte, Tecnocimento
Descrição enviada pela equipe de projeto. A partir de uma planta quadrada com 17 metros de lado, duas de suas arestas, empenas laterais praticamente cegas, oferecem maior privacidade em relação aos vizinhos. As outras duas abrem-se generosamente para o exterior com grandes panos de vidro.
O agenciamento do programa foi pensado a partir de seis quadrantes que compõem a geometria dessa planta, o que resulta basicamente em dois setores funcionais, ou duas metades desse quadrado: Um deles com áreas segmentados para abrigar usos íntimos e de serviço e o outro, com espaço amplo e fluído para o convívio, buscando uma ligação espacial entre a rua, ao sul, e os fundos do lote ao norte.
Essa ideia ganhou mais força tomando emprestado uma solução de Artigas na casa Baeta onde um pavimento intermediário faz a articulação entre o nível térreo e o superior da edificação. Dessa maneira, a frente do lote, espaço geralmente residual em casas de loteamentos fechados passa a ter um uso mais significante, buscando uma relação mais cordial com a rua.
Parte da construção se encontra elevada do solo onde, em outros tempos, havia mangue, característica predominante daquela região. Os balanços estruturais em concreto-armado oferecem proteção em relação à insolação direta no interior da edificação que, em conjunto com mecanismos de ventilação cruzada, proporcionam controle térmico para a casa.