-
Arquitetos: Daffonchio Architects
- Área: 785 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Adam Letch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao estabelecer metas ambiciosas para processos construtivos mais sustentáveis - e apoiados pela Legaro Proper-ties, um cliente que acredita firmemente em mudar fundamentalmente a maneira como os edifícios na África do Sul são criados, 78 Corlett demonstra a liderança do setor considerando o contexto, o meio ambiente e o bem-estar dos ocupantes - redefinindo a maneira como as pessoas trabalham e experimentam o ambiente construído. O Edifício 78 Corlett Drive é um novo empreendimento de escritórios localizado no coração de Melrose North, em Johanesburgo. O projeto está liderando o setor de construção ecológica local em uma nova fase de evolução, alcançando a Certificação Net Zero Carbono Nível 1, bem como a Certificação de Projeto v1.1 do Green Star Office de 6 estrelas da Liderança Mundial.
Essas condicionantes levaram o 78 Corlett Drive a receber o prêmio de melhor valor por 2018, apresentado pelo Green Building Council for South Africa (GBCSA). A Certificação Net Zero da GBCSA premia projetos que vão além das reduções parciais reconhecidas nas atuais ferramentas da GBCSA, e tomaram a iniciativa de atingir o ponto final de neutralizar completamente seu impacto ambiental. O projeto do edifício incorpora geometrias marcantes e minimalistas na fachada, elevada sobre colunas para proporcionar o estacionamento coberto para seus inquilinos. O edifício cria uma interface com o pavimento térreo através de um átrio com fachada de vidro, abrigando a recepção e o núcleo de circulação vertical.
Seus brises e aberturas proporcionam sombreamento além do tratamento de fachada dinâmico e sistema de sombreamento passivo altamente eficiente. Isso foi conquistado através de um processo interconectado com especialistas em iluminação e fachadas, bem como em softwares de modelagem avançada. O resultado é uma peça icônica que protege os ocupantes do sol severo do verão. As persianas metálicas deslizantes ao longo das fachadas adjacentes criam uma estética em constante mudança, proporcionando aos ocupantes a capacidade de ajustar a quantidade de luz natural, calor e brilho que podem entrar em seu espaço.
A extensão da arquitetura no urbanismo inteligente é incorporada ao planejamento do projeto. O incentivo à utilização de carros elétricos é promovido através da oferta de pontos de estacionamento dedicados a estações de carregamento elétrico, alimentados por painéis solares de alto desempenho que coroam o edifício. O painel solar tem uma produção anual de 92.000 kWh e ficará ligado diretamente à rede. O edifício promove ativamente o ciclismo de ida e volta para o trabalho, incluindo áreas de armazenamento de bicicletas seguras e protegidas, além de um banheiro para ciclistas e vestiários. Com o prédio localizado a menos de 1 km das 6 principais paradas de transporte de ônibus, bem como inúmeros outros pontos de parada de táxi, a empresa tem uma posição única para integrar de forma transparente estratégias de transporte alternativas na infr-estrutura existente de Joanesburgo.