-
Arquitetos: A6A ; A6A
- Área: 49 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Agnès Clotis
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, Google, ROLPIN
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no 4 º pavimento de um edifício do século XIX, no final da escada e em direção à luz solar, está o "pine flat" (apartamento de pinus). A sua pequena porta de entrada já sugere um corredor acolhedor que define o tom da madeira e do espaço.
A altura do teto, oferecida pelo layout do apartamento sob o beiral, permite uma dupla dimensão espaçosa e aconchegante para a sala de estar. Os ajustes das plataformas, divisórias, portas e o depósito feitos em madeira de pinus, oferecem uma variedade de volumes para este pequeno apartamento de 50 m² otimizados.
Uma grande plataforma se estende ao longo do apartamento em sua parte mais baixa e fornece acesso à vista. Das coberturas, há um contraste de duas histórias arquitetônicas: a torre do sino da igreja Saint Paul da rua Ravez, construída em pedra do século XVII que está em frente à cobertura do Palais des Sport, uma estrutura de vidro e concreto recentemente reformada que faz parte do movimento brutalista dos anos 60. A plataforma, como coluna vertebral, oferece um grande depósito e permite a incorporação do sofá e da cama na sala.
A cor e os padrões dos veios da madeira contrastam harmoniosamente com o branco das vigas, paredes e tetos, além do cinza que diferencia a cozinha. Portas de aço inoxidável da ilha permitem armazenar pratos, utensílios e mantimentos. A pia e o fogão estão posicionados em uma faixa útil que permite um espaço para a bancada de concreto envernizado. No lado oeste, as janelas de grande altura permitem que a luz banhe o apartamento. A partir daqui você pode acessar duas portas com pequenas aberturas redondas que agem como alças.
Uma abre o armário da geladeira e a outra dá acesso ao banheiro que remete à uma cabine de barco. Na parede de madeira, uma escada direciona ao dormitório que acomoda uma cama para duas pessoas.
Desde a sala de estar, uma porta dupla de madeira se abre para o quarto. A plataforma que envolve a cama torna-se mesas de cabeceira, biblioteca e suporte para plantas. O closet, feito da mesma madeira, é simplesmente fechado com cortinas brancas. À direita, dois degraus levam a um nicho estreito onde está o banheiro. Lá é possível tomar banho vendo o campanário.