- Área: 230 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Aidan McGrath
-
Fabricantes: D-Line, The Rooflight Company, VMZINC
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado na paisagem suavemente ondulada do Condado de Down. Um conjunto existente de celeiro e galpão com pátio duplo configura os restos de uma pequena fazenda. Ao se aproximar pelo caminho marcado, o entorno criado pelas edificações e pelos muros baixos só se torna evidente quando visto desde os pátios, a vista predominante no caminho de acesso é das colinas distantes.
O objetivo era que uma simples residência atendesse às necessidades de um casal semi-aposentado e seus filhos, agora apenas visitantes ocasionais. A conexão com o lugar e com a linguagem do celeiro abandonado, porém elegante, é apenas um de uma série de objetivos definidos. O alvará para construção já existia possibilitando a implementação de uma nova residência no terreno.
Sendo assim, a casa é concebida como dois elementos simples dispostos em relação ao celeiro reutilizado, para criar o ambiente associado a agrupamentos rurais típicos, e permitir conexões visuais e físicas com a paisagem ondulada em direção ao sul e ao oeste. O primeiro elemento, que contém apenas dormitórios, está posicionado para criar o pátio de chegada em um declive e um espaço fechado na parte posterior. O segundo elemento, por sua vez, é rotacionado para voltar-se à paisagem. A entrada é posicionada entre esses elementos e permite que o visitante experimente o local e o entorno.
As formas e a materialidade são derivadas da linguagem agrícola local, os simples telhados de zinco nas paredes de alvenaria formam os pátios, em referência ao nível estabelecido pelo estábulo, tudo isso em uma base de concreto. Internamente, os volumes generosos refletem o celeiro existente e seguem as formas externas, com vistas panorâmicas cuidadosamente enquadradas. Mudanças sutis nos níveis separam as funções.
Os métodos de construção são necessariamente básicos, com detalhes precisos e comedidos.