-
Arquitetos: Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño, Simetría Estudio de Arquitectura; Apaloosa Estudio de Arquitectura y Diseño, Simetría Estudio de Arquitectura
- Área: 897 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Carlos Berdejo Mandujano
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, Helvex, Monterrey, Trimble, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado ao norte de Tuxtla Gutiérrez, Chiapas; mantendo uma relação direta e visual com o mercado local o que se tornou uma condicionante muito importante no conceito: alienar visualmente o hóspede de seu exterior.
Sob a diretriz de criar introspecção, a implantação se torna essencial para gerar um impacto visual ao usuário, trazendo o volume quase até o limite do terreno, apenas dividido por uma barreira de plantas nativas que adverte a essência do conceito. A hierarquia de acesso é alcançada com duas paredes proeminentes no tijolo que quase se juntam para criar o pórtico de espera.
O conceito foi apresentado de forma perceptiva em relação ao usuário, para criar um jardim com um restaurante. A fim de romper a perspectiva de "salão de refeições" foram implementados jardins na parte inferior, mas abertos zenitalmente, isso permite apreciar o microambiente endêmico com a interação de chuvas e árvores floridas, como o jacarandá.
Uma parede de concreto pigmentado de 40 metros delimita a vista externa e é o pano de fundo dos jardins, tanto no interior como no exterior. No interior, as áreas de serviço são delimitadas com mesas compartilhadas, além do limite feito com madeira que traz calidez aos corredores principais.