- Área: 47353 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Yong Zhang
-
Fabricantes: Aluminum material, Stanny
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em Lingang New City, Nova Área de Pudong, em Xangai. Sete bairros residenciais foram construídos na periferia e foram divididos em três blocos, centro comercial comunitário, rua comercial e apartamento com serviços. Projetado com base no conceito de “mercado”, uma série de espaços que buscam ter a escala do pedestre são criados para atrair as pessoas para ambas as margens do rio, proporcionando uma experiência de compra única e próxima da natureza.
Comércio
O projeto foi implantado como um moderno centro comunitário de convivência (CLC) com espaço comercial tradicional, na expectativa de explorar plenamente o potencial da terra e usar o agrupamento de pequenos edifícios comerciais para criar uma série de espaços livres próximos à escala humana, procurando refletir o ambiente único dos mercados de rua e atrair pessoas da área residencial para a área comercial.
Nós projetamos dois “pequenos mercados” ao longo do rio. A partir do centro de vivências, o centro comercial é organizado no lado noroeste, com escadas altas e baixas, área de lazer verde e paisagem fluvial, como uma “colina” no meio do mercado, servindo como uma transição de escala amigável entre o rio e o centro comercial.
Oito lojas autônomas de 1 a 3 pavimentos estão espalhadas no lado nordeste. Os apartamentos de 12 andares em forma de L estão localizados no canto nordeste e incluem duas ruas comerciais sinuosas, três praças e espaços com pequenos edifícios comerciais dispostos livremente, criando uma experiência de espaço livre, mutável e amigável.
Núcleo Verde
Os dois “pequenos mercados” ao longo do rio, combinados com a paisagem, também são características especiais do projeto. As duas praças triangulares, conectadas por uma ponte, tornam-se o núcleo espacial de toda a trama. No projeto, o espaço da margem é um espaço de atividade pública e ativo. Por isso, usamos um edifício na orla como o principal mostruário comercial.
O sistema paisagístico, centrado nas praças de pedestres das duas margens delimitadas por três parcelas, é o nó central para criar uma “rede verde capilar” com o espaço disperso ao redor dos edifícios de acordo com as condições locais. A passarela também é intencionalmente projetada em linhas com dobra irregulares, com uma mudança de cena no espaço de comercial e vegetação em todos os lugares.
Ambiência
O estudo do fluxo reflete totalmente a ideia central de um mercado de rua no projeto. O que parece ser desorganizado e irregular é cuidadosamente planejado e projetado. Todas as lojas do mercado desfrutam de excelente fluidez e exposição, de modo que as pessoas possam experimentar a agradável escala espacial e o ambiente comercial enquanto desfrutam de um passeio.
O mercado é composto de várias pequenas casas. Cada casa, cada loja e cada esquina são diferentes, incluindo a altura, a forma, a cor e a implantação. Tais casas primitivas são aleatoriamente colocadas em grupos à margem do rio para criar espaços interiores ricos, formando assim uma variedade de ruas, esquinas e pequenas praças.
O volume apresenta um telhado inclinado que realça os pequenos edifícios autônomos, criando uma sensação natural e espontânea em pequena escala. As cores das paredes são baseada em tons quentes, e uma variedade de materiais de fachada, como tinta, tijolo, placa de alumínio, são aplicados para formar uma variedade de mudanças de materiais e texturas, criando um senso de combinação arquitetônica.