- Área: 1 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Takumi Ota
Descrição enviada pela equipe de projeto. Subaru Nursery School é uma escola maternal que foi realocada em uma nova construção localizada no subúrbio de Fukuoka. O cliente solicitou que fosse projetado um prédio durável, onde as crianças estivessem protegidas e em segurança após experimentar os terremotos de 2016 em Kumamoto, que ocorreram logo antes do início do projeto. A creche também enfatiza a educação física e pediu para dividir o edifício em duas salas para acomodar duas faixas etárias, um grupo de crianças mais jovens (0, 1 e 2 anos de idade) e um grupo de crianças mais velhas (3, 4 e 5 anos), para facilitar as atividades físicas das crianças de acordo com o nível de crescimento físico.
Um dos limites do terreno é um bosque pertencente a um santuário local no lado oeste, o qual permite uma vista panorâmica da vasta extensão de campos de arroz na Montanha Hanatate e sua cadeia contínua em direção ao nordeste. Foi necessário considerar cuidadosamente como conectar esses ambientes com o prédio da escola maternal. Nós fornecemos dois jardins ao lado de cada sala - um de frente para o bosque e outro de frente para os campos de arroz no lado sul. O edifício sinuoso serpenteia ao redor de cada jardim, e salas administrativas, incluindo as salas de professores, que são colocadas em "nós", onde é possível observar as atividades das crianças. Além disso, um corredor de montagem com um palco elevado está localizado na esquina, constituindo uma planta irregular em forma de S.
Foram estudadas algumas opções possíveis em relação à estrutura do telhado. Precisávamos prestar atenção às várias condições solicitadas em cada lugar: o beiral deve ter 2 metros de profundidade para proteger o prédio de chuva forte e vento forte em caso de tufão, e a altura do teto exigida acima do palco na sala de reunião tinha que ser mais de 4 metros. No final, foi concebido um envelope contínuo que compreende lajes de concreto de 180 mm de espessura, onde as paredes se transformam em beirais e se erguem suavemente em tetos curvos tridimensionais. A superfície curvada do telhado foi decidida através de análise de otimização de projeto visando minimizar a deformação estrutural, que abrange o vão de 15 metros de largura e 4 metros de altura sem colunas e que se funde com as paredes para constituir uma estrutura integrada.
De dentro do salão, a visão das montanhas ao longe, emoldurada pelas janelas horizontais da fita, parece muito próxima. Quando vistas de fora, a forma de telhado ondulada gerada usando uma linguagem de máquina de design algorítmico e a forma da Montanha de Hanatate formada pela força da natureza se sobrepõem para criar um cenário contínuo onde a arquitetura se funde com a paisagem circundante. Este projeto exprime a idéia da “arquitetura como um corpo contínuo” que se torna um quando combinado com a natureza abundante.