Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência, situada no bairro madrilenho de Los Jerónimos, encontrava-se em seu estado original compartimentado e escuro. Nosso principal objetivo consistiu em fornecer luz natural ao espaço interno da casa, gerando ambientes mais diáfanos, abertos à paisagem.
O interior foi organizado por meio de uma área central diurna, deixando as extremidades ocupadas pelas áreas noturnas.
Os materiais utilizados na residência foram o carvalho, aço e concreto, que contrasta com a delicada carpintaria projetada sob medida para a residência.
Para liberar o espaço central da residência, gera-se um perímetro que contém e configura o vazio restante por dois elementos externos que se equilibram entre si: a ilha da cozinha e a lareira.
Assim, no perímetro, uma estante em aço preto e carvalho natural envolve e potencializa o espaço principal da casa.
O dormitório principal e banheiro conformam um espaço único, a partir de um conceito completamente aberto, organizado por uma peça que funciona como uma cabeceira e lavatório.
A intervenção se potencializa por uma cuidadosa iluminação. Assim, as vigas de concreto aparentes são ressaltadas por meio da iluminação indireta, a estante por linhas de luz que acompanham suas peças e a iluminação na lareira que permite que esta adquira uma sensação de suspensão da gravidade, como se a lareira estivesse flutuando no meio do espaço.